A feliz escolha pela fotografia, por Simone Silvério

Neste mês de março, o iPhoto Channel contará com a participação de grandes fotógrafas brasileiras trazendo a visão de cada uma sobre a mulher no mundo da fotografia. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08/03, trazemos à pauta o papel da mulher hoje na fotografia e as influências disso na sociedade.

O terceiro artigo é assinado pela fotografa paulista Simone Silvério, especialista em Fotografia de Newborn e presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos. Confira:

A vida da gente é uma eterna barganha entre o que você quer, o que os outros querem, o que esperam de você, o que você precisa fazer, etc. Para cada opção existem milhares de outras opções que são deixadas de lado. Para cada caminho escolhido há centenas de outros que nunca serão percorridos.

Foto: Simone Silvério
Foto: Simone Silvério

Um dia, já perto dos quarenta, a balança da vida começou a pender para o outro lado. Meu tempo era gasto em reuniões intermináveis, noites em claro, viagens de trabalho, batalhas de ego, stress sem fim a troco de cumprir metas, realizar projetos de outros e é claro, dinheiro, muito dinheiro, este era o lado que eu tinha escolhido. Do outro lado da balança estavam filhos, marido, família, amigos, cachorros e todas as paixões que abri mão na juventude tais como a Arquitetura e a Fotografia. Além disso tudo, nesse lado renegado estava minha saúde.

Foto: Simone Silvério
Foto: Simone Silvério

Para felicidade geral e com apoio da família larguei o mercado financeiro e fui fazer Arquitetura, entrei na USP. Algum tempo depois fui estudar – ou reestudar – Fotografia na Panamericana e em diversos cursos, workshops e eventos da área. Em Arquitetura eu me formei, em Fotografia até hoje continuo estudando. Desde então não houve um único segundo em que eu me arrependesse desta mudança.

Montei um estúdio com meu marido e comecei a fotografar bebês inspirada pelos livros da Anne Geddes. Fiz inúmeros ensaios de graça enquanto estudava e praticava, viajei o mundo atrás de quem já fazia isso bem. Foi dando certo, pouca gente fazia ensaio de recém-nascido na época, fiquei conhecida. Junto com outras fotógrafas – que mais tarde tornaram-se grandes amigas – preocupadas com a segurança dos pequeninos fundamos a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) hoje com mais de 200 membros.

Foto: Simone Silvério
Foto: Simone Silvério

Hoje convivo com a emoção da chegada desses pequeninos em famílias que me dão o privilégio de compartilhar e registrar estes momentos do jeito que gosto, em imagens nas quais me sinto pintando quadros impregnados dessa emoção que nunca mais será esquecida. Lágrimas e abraços, rotineiros no dia-a-dia, são verdadeiras injeções de alegria na minha vida.

Foto: Simone Silvério
Foto: Simone Silvério

Creio que fotografarei o resto dos meus dias. Não sei para onde eu irei, gosto de novos desafios. Quanto a Fotografia de Bebês acho que a cada dia que passa a qualidade dos trabalhos dos fotógrafos dessa área está maior, a exigência por excelência está crescendo e será cada dia mais difícil tornar-se um bom fotógrafo de recém-nascidos. Quem bom, quanto maior o desafio, maior a recompensa e maior a alegria!

Foto: Simone Silvério
Foto: Simone Silvério

A vida é muito curta para ficarmos esperando pelas coisas ou perdendo tempo com quem e o que não te faz bem. Nunca reclamei de nada, nunca achei que meus desafios seriam maiores ou menores por ser mulher, pois nunca perdi tempo pensando nisso. Simplesmente fui e fiz. A cada dia busco ser fiel à minha missão: deixar uma marca positiva na vida dos que cruzarem meu caminho. Essa é minha jornada, essa é minha felicidade.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns Simone!
    São lindas as suas fotos.
    Me identifiquei muito com a sua história, parece que estava
    lendo sobre a minha vida…
    E me sinto muito mais motivada agora para seguir em frente.
    Sem medo de achar que está tarde demais…
    Obrigada
    Patricia Lamarão