Fotografia de bebês Fotografia newborn

5 cuidados antes de ensaios fotográficos newborn

Foto: Mari Righez
Black Friday Antecipada

A fotografia de recém-nascidos é uma modalidade que pede cuidados bem específicos com os pequenos modelos. Afinal, este modelo é um bebê sensível, de poucas semanas, que acabou de nascer. Além dos cuidados com a criança, é preciso orientar os pais em relação ao ensaio, tirar dúvidas e deixar todos tranquilos sobre a sessão fotográfica.

Convidamos a fotógrafa especialista em newborn Mari Righez para nos dar algumas dicas sobre como preparar um ensaio newborn, quais as etapas e detalhes que devem ter nossa atenção neste processo. Confira:

  1. Oriente bem os pais

Explique tudo para os pais. Oriente bem sobre como funciona este tipo de fotografia quando eles lhe procurarem para agendar um ensaio de newborn. Oriente seu cliente, passando todas as dicas para que ele entenda como que acontece o processo e também para que ele se prepare antes de vir para o ensaio. Seu cliente precisa saber e exercer todas as orientações para que o resultado seja satisfatório.

Foto: Mari Righez
Foto: Mari Righez

O cliente deve entender que este tipo de ensaio é, na verdade, um conjunto entre fotógrafo, pais e bebê; e que não depende completamente do fotógrafo para dar certo, como muitos pensam. Ser passivo, chegar no horário e estar tranquilo são detalhes indispensáveis. Trazer o bebê só de fraldas e já amamentado pode facilitar e contribuir muito para fazer todas as poses que desejamos.

  1. Prepare-se e programe o ensaio completo horas antes

Quando comecei a me preparar horas antes do início da sessão, pude perceber que o resultado era muito melhor. Deixar montados todos os props com os adereços que pretendemos usar e todos os ambientes prontos gera mais segurança para mim e mais confiança aos pais.

Foto: Mari Righez
Foto: Mari Righez

Proponho uma sequência de poses para seguir, pois assim se tornará mais fácil de executar o ensaio. Mas nem sempre consigo seguir fielmente, pois alguns “incidentes” podem vir a surgir, como xixi e outras coisas a mais.

  1. Invista em conhecimento

É de extrema importância se aperfeiçoar e buscar sempre ampliar conhecimento na área que atuamos. Se você deseja tornar-se um especialista neste ramo da fotografia, participe de cursos que o instruam como lidar com bebês. Leia livros sobre o assunto. Converse com enfermeiras e pediatras. Participe de workshops e congressos sempre que puder.

Foto: Mari Righez
Foto: Mari Righez
  1. Segurança

A segurança deve sempre ser mais importante que a foto que tanto desejamos fazer. Todos os acessórios devem estar limpos e protegidos para não machucar o bebê. Excesso de confiança pode se tornar um problema se não ficarmos atentos em cada ensaio. Garanta sempre que alguém estará vigiando o bebê em todo o tempo que precisar estar distante dele. Explique que algumas fotos são fusões e que o bebê não fica naquela pose sozinho.

Foto: Mari Righez
Foto: Mari Righez
  1. Saudáveis para fotografar

Procuro sempre perguntar para o cliente se o bebê está saudável e se já foi ao pediatra. É importante saber, pois a saúde do bebê pode sim refletir no resultado final, sem contar que podemos atrair mais confiança no relacionamento com os pais e consequentemente obter um resultado mais satisfatório. Se o bebê não estiver bem, como por exemplo, estar com icterícia, ou popular amarelão, devemos reagendar, pois esta doença que atinge cerca de 60% dos recém-nascidos e pode gerar uma grande irritabilidade no bebê, dificultando assim realizar o ensaio. Se possível, saiba um pouco sobre como foi a gestação e o parto, já que o perfil dos bebês que correm mais risco de desenvolver icterícia são os bebês prematuros e os que apresentam dificuldades de amamentação nos primeiros dias.

Foto: Mari Righez
Foto: Mari Righez

Para entendermos melhor, essa disfunção ocorre quando o organismo produz excessivamente a bilirrubina, substância não metabolizada pelo fígado por causa da imaturidade do órgão, e que deixa a pele do bebê amarelada. Também vale se você fotógrafo não estiver bem, estando resfriado ou com qualquer outra doença que possa ser contagiosa. CANCELE imediatamente, não queremos ser irresponsáveis e desagradáveis.

banner_fineart


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail