Fotografia documental

Projeto fotográfico revela a vida cotidiana de ribeirinhos da Amazônia

Foto: Lucas Gobatti
Black Friday Antecipada

Em Julho de 2017, Lucas Gobatti deixou para trás a sua vida em São Paulo pra ir morar por 30 dias com os ribeirinhos no interior da Floresta Amazônica. Contando os dias de viagem pra ir e voltar, ele passou 37 dias longe de casa com um objetivo  claro: imergir em suas vidas, no local onde moram e na maneira como vivem, usando a fotografia pra registrar essa experiência. Assim nasceu o “Projeto Canaticu”.

“Abstive do meu modo de vida pela imersão total: da dieta que era vegetariana e lá não tinha muito como ser, das tecnologias, do sinal de celular, dos amigos, da família, dos amores. Tudo pra tentar levantar consciência sobre os povos tradicionais do nosso Brasil e ajudar a todos na busca por uma coisinha essencial: nossa identidade como nação”, conta Lucas.

Foto: Lucas Gobatti

Segundo Lucas, o projeto tem por objetivo ser um veículo de troca entre os moradores ribeirinhos locais e a sociedade brasileira como um todo, trazendo reconhecimento e visibilidade aos que ali lutam por melhores condições de vida e levantar consciência de quem habita nosso território em busca de uma identidade.

“Em momentos de polarização extrema, discursos de ódio e falta de empatia, saber quem são, onde estão e como vivem cada um dos que fazem parte do nosso país é imprescindível pra que possamos respeitar a todos. E essa foi minha tentativa de contribuição.”

Ao longo desses 30 dias de imersão, Lucas reuniu 100 páginas de entrevistas e mais de 3 mil registros fotográficos, que estão em um processo de edição. Agora, ele busca apoio para a produção de um fotolivro com esse material. Veja abaixo algumas das imagens do projeto:

Foto: Lucas Gobatti
Foto: Lucas Gobatti
Foto: Lucas Gobatti
Foto: Lucas Gobatti

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail