Como eu fiz a foto Fotografia documental

Olhos curiosos: descubra como foi feita a foto vencedora do mês de março

Foto: Wagner Xavier
Como montar a pose perfeita

No Como fiz a foto de hoje, trazemos a fotografia de Wagner Ramos, vencedor da Foto do Mês de março de 2017. O fotógrafo explica como fez esta intrigante foto, capturando os olhos curiosos da criança que nos impactam profundamente. Confira:

“Eu tenho um encanto por essa foto cada vez que a vejo. Cada tempo que passa, quando revejo o olhar desse menino, me passa um sensação de sentimento tão atual no momento em que vivemos. Essa foto foi feita durante uma jornada minha acompanhando um candidato a Governador de Pernambuco. Nesse dia estávamos em Belém de São Francisco, localizada no Sertão de São Francisco, e já era um fim de tarde quando chegamos até o Município. A cidade já estava repleta de gente a espera do candidato. O céu ainda com o restinho da luz do Sol se pondo, que dividia seu espaço já com as estrelas dando o ar de boa noite. As pessoas eufóricas, inclusive as crianças, que são as que mais observei durante todo meu trabalho.

Curiosas e, sobretudo, atenciosas, ficam sempre de frente ao palco, onde atentamente ficam direcionadas ao discurso. O palco era uma plataforma de madeira, onde havia espaço aberto atrás, no qual percebi que ali seria um lugar certo para observar os olhares dessas crianças. Afinal de contas o que realmente interessavam pra elas o tal discurso político.

"Esta foto foi realizada lá no Sertão também, durante esse mesmo discurso, onde se encontrava a mesma criança"
“Esta foto foi realizada lá no Sertão também, durante esse mesmo discurso, onde se encontrava a mesma criança”

Foi quando passei um bom tempo direcionado ao olhar dessa criança que, no momento, só fazia dois movimentos; a mim e ao político discursando. Nesse tempo eu observava atentamente, entre as pernas do político, que era o meu enquadramento, o seu olhar fixamente por um bom tempo. Eu, com uma 5D Mark III, uma teleobjetiva 70-200mm, já usava um ISO mais elevado, devido a quantidade de luz que era já era pouca, mas, foi com um resto de luz de um refletor instalado no lado esquerdo, um pouco atrás das pessoas que discursavam, havia um sombreado em alguns, mas na criança ela ficava direcionada em seu rosto e em algumas outras pessoas”

 


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail