Fotografia documental Livros

No RS: Lançamento do livro “Terra de Água”

Boto-cor-de-rosa registrado durante a expedição Águas do Brasil, na Amazônia | Foto: Um Mundo de Fotos
Black Friday Antecipada

Nesta terça-feira (14), acontece em Novo Hamburgo/RS o lançamento do livro “Terra de Água”, dos fotógrafos Ita Kirsch e Bala Blauth. Financiado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, o livro teve origem no desejo de abordar um tema sensível à sociedade contemporânea, e parte do fato de que o Brasil é um dos mais importantes mananciais de água doce do mundo. Assim, Ita e Bala percorreram o território brasileiro documentando esse elemento vital que se faz presente na diversidade de biomas e ecossistemas.

Aquário Encantado, Nobres. Mato Grosso | Foto: Um Mundo de Fotos

“Nos deixamos levar pela correnteza e mergulhamos na nascente, no detalhe, no desconhecido. Sonhamos acordados e vimos um Brasil divino, caudaloso, colorido, cristalino. Infelizmente, não encontramos somente beleza e equilíbrio. Deparamos com águas comprometidas devido à falta de saneamento e de tratamento, contaminadas pelos resíduos industriais despejados sem controle, desenganadas pelo uso exagerado de pesticidas e de fertilizantes. Felizmente, ainda há muita boniteza por esse Brasilzão, e foi ela que arrebatou nossos olhares e fez com que fotografássemos com as almas alagadas desta massa líquida, molhados do início ao fim”, dizem os fotógrafos.

Aquário Encantado, Nobres. Mato Grosso | Foto: Um Mundo de Fotos

O livro conta com a curadoria de Fernando Schmitt, textos de Paula Taitelbaum e projeto gráfico de Sauê Ferlauto. As imagens, as palavras e o design do livro buscam construir uma poética que permita sensibilizar e provocar reflexão.

“Ao descrever a pele visível das coisas do mundo, a fotografia arrepia a imaginação. Essas águas de pura poesia que Bala e Ita enxergaram andando pelo Brasil, agora são fotografias cuja perfeição soa quase irreal. Água em estado cálido, límpido e chuvoso. Uma beleza que provoca pensamento: fotografias fixam o que existe hoje para que se tenha algo com que comparar com o futuro. Qual futuro?”, questiona o curador Fernando Schmitt.

Paraíso Perdido, Minas Gerais | Foto: Um Mundo de Fotos

O lançamento acontece em Novo Hamburgo nesta terça-feira (14) a partir das 19h, na Fundação Scheffel (Avenida General Daltro Filho, 911). No dia 23 de novembro, acontece o lançamento em Porto Alegre, na escola Planta Baja (Rua Couto de Magalhães, 520), às 19h.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ita Kirsch e Bala Blauth, acesse: www.ummundodefotos.com.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail