Fotografia documental

Fotógrafo entra na zona proibida de Fukushima e registra imagens do pós-desastre

Foto: Keow Wee Loong
Foto: Keow Wee Loong

Lembro até hoje de acordar, ligar a televisão e não acreditar no que eu estava vendo. Ainda meio zonza de sono, aquela onda gigante engolindo uma cidade, parecia um filme de terror, ficção… Mas era tudo real. E ficou muito pior. O terremoto seguido por uma tsunami causou o acidente nuclear de Fukushima, abalando profundamente o mundo lá em 2011. E nos deixando um péssimo recado sobre os perigos do mau uso de energia nuclear.

"O tempo parou em Fukushima", escreve o fotógrafo.
“O tempo parou em Fukushima”, escreve o fotógrafo.

Até hoje a área próxima à Central Nuclear de Fukushima é fechada por conta da contaminação por radiação, um risco intenso para a saúde que conhecemos desde o desastre de Chernobyl. Mesmo com todos os riscos, o fotógrafo Keow Wee Loong, da Malásia, resolveu entrar na zona de exclusão de Fukushima para retratar o que sobrou do desastre. Ele foi acompanhado da namorada.

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(1)

“Quando eu entrei na zona vermelha, eu pude sentir uma queimação nos olhos e cheiro de produto químico intenso no ar”, contou Loong sobre a experiência. O fotógrafo entrou no local sem permissão das autoridades, acessando a cidade pela floresta. Ele até tentou a permissão formal, mas com uma demora de 3 até 4 semanas para conseguir finalizar todo o processo, achou que era burocracia demais e se arriscou.

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(5)

“Bem, estes são os efeitos devastadores do uso de energia nuclear. Vidas dos residentes de Fukushima nunca mais serão as mesmas novamente… O vazamento de radiação na zona vermelha pela usina nuclear de Fukushima está prejudicando o meio ambiente e a vida marinha no oceano pacífico, diga não à energia nuclear hoje”, escreve ele. Veja o ensaio completo no Facebook do fotógrafo Keow Wee Loong.

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(7)

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(6)

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(4)

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(8)

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(2)

iphoto-fukushima-pos-desastre-energia-nuclear-(10)

Livro de Fotografia de Newborn
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e editora do iPhoto Channel. Fotógrafa de coisas e pessoas - nessa ordem, e também tem uma banda de rock: www.rucasouza.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail