Fotografia com smartphone Fotografia de rua

Fotógrafa registra a passagem da vida na janela de um carro

"Vidas que se cruzam", de Liliane Oliveira
Fotografia de gestantes em estúdio

Um frame perfeitamente enquadrado por onde passam as mais curiosas cenas e não notamos: a janela do passageiro. A fotógrafa Liliane Oliveira fez desse espaço tão simples uma interessante série fotográfica intitulada “Janela de um carro”. Como diz o nome, ela registra de forma sensível o que se passa em sua janela, em momentos tão ou mais espontâneos quanto os capturados na fotografia de rua feita caminhando.

“Depois do ‘Janela’ eu comecei a enxergar mais os detalhes despercebidos do cotidiano. Meu olhar ficou mais sensível e poder registrar essas histórias me motiva a continuar sempre”, conta Liliane.

“Opostos”, de Liliane Oliveira

Entrevistei Liliane, que contou mais detalhes de seu projeto. Confira:

iPhoto Channel – Como surgiu a ideia?

Liliane Oliveira – Em 2014 eu ia para o trabalho com o meu pai de carro. E comecei a fotografar com uma Canon Powershot de dentro do carro mesmo. Mas não conseguia muitas fotos porque ficava com vergonha das pessoas ao me ver com uma câmera. Então deixei a câmera de lado e não fotografei mais por um tempo. 

Ano passado tive a curiosidade de fazer uma foto com o meu celular. Estava parada no sinal e vi uma cena que me chamou atenção e logo peguei o celular e registrei. Isso despertou o desejo de sempre fotografar e observar ainda mais o cotidiano das pessoas que eu cruzava durante o caminho. 

Depois de uns meses fotografando veio a ideia de criar o Instagram e compartilhar essas fotografias. O nome “Janela de um carro” nasceu, devido a forma que faço essas fotos. No carona do carro, observando a vida passar, através da janela.

“Brisa leve, passageira”, de Liliane Oliveira

iPhoto Channel – Quais dificuldades você encontrou?

Liliane Oliveira – A maior dificuldade que encontro é por estar em movimento e muitas vezes perco de fazer a foto por conta de mobilidade mesmo. Em dias de muita luz, tenho mais dificuldade em não deixar a foto estourar mesmo, até por estar em movimento.

“Qual a sua dificuldade”, de Liliane Oliveira

iPhoto Channel – Qual equipamento e configurações você utiliza?

Liliane Oliveira – Faço as fotos do meu celular Samsung Galaxy J5. E a edição dessas fotos são feitas no aplicativo Snapseed. Minhas fotos são todas em preto e branco e a edição é basicamente contraste, exposição, estrutura e nitidez.

“Invisíveis na sociedade”, de Liliane Oliveira

iPhoto Channel – E como tem sido sua experiência desde então?

Liliane Oliveira – Depois do “Janela” eu comecei a enxergar mais os detalhes despercebidos do cotidiano. Meu olhar ficou mais sensível e poder registrar essas histórias me motiva a continuar sempre.

Fico tão feliz quando tenho a oportunidade de conhecer a história de alguém que fotografei, me emociono sempre. Saber que depois de alguns anos meus registros possam vir a mostrar o nosso cotidiano atual para outras pessoas me traz um turbilhão de sentimentos. É isso que mais quero com a minha fotografia. Registrar essas histórias e passar de alguma forma o sentimento que tento deixar nelas. 

“Se tornando um”, de Liliane Oliveira

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail