Fotografia infantil Retrato

Fotógrafa usa técnica do século XIX para fazer retratos de crianças

Foto: Jacqueline Roberts
Fotografia de gestantes em estúdio

Em plena era das imagens digitais, a fotógrafa espanhola Jacqueline Roberts resolveu voltar mais de 160 anos no passado e se dedicar a um processo fotográfico do século XIX para criar retratos de crianças assustadoramente belos. Sua obra de arte é feita usando colódio úmido, processo introduzido em 1851.

É interessante que mesmo em meio as tecnologias digitais, Roberts tenha optado por usar um processo fotográfico tão imprevisível. A fotógrafa ressalta que a técnica proporciona uma estética única em imagens eternas e etéreas. Mas para a artista o colódio úmido vai além do próprio processo fotográfico:

“É uma espécie de jornada interior. Um estado de espírito. No mundo digital de hoje, estamos inundados com imagens. Se olharmos para trás, as fotografias costumavam ser alguns dos nossos bens mais prezados, tesouros que salvaríamos de uma casa em chamas. Estamos perdendo a conexão emocional com as fotografias. A maioria das imagens que tomamos tornou-se sem sentido e descartável.”

O desejo de Jacqueline é dar valor às fotos novamente. Ela quer torná-las preciosas de novo, criar algo que queremos manter, lembrar e preservar. Ela sente que capturar a emoção é essencial e essa é precisamente a abordagem em seu trabalho fotográfico.

Além de capturar a pura emoção, a fotógrafa aponta que, para ela, tomar o tempo certo é crucial. Em outras palavras, ela sempre tende a pausar e aproveitar o tempo para criar cada uma de suas fotos. Veja algumas imagens da série intitulada “Nebulosa”:

Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts
Foto: Jacqueline Roberts

Fonte: DIYPhotography

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é colaborador do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail