Criatividade Retrato

Calendário Pirelli 2018 conta com elenco 100% negro

Foto: Alessandro Scotti
Fotografia de gestantes em estúdio

Durante mais de meio século, o Calendário Pirelli – publicado pela primeira vez em 1964 – exaltou a beleza feminina de forma sensual, em imagens tomadas por alguns dos maiores nomes da fotografia. Nos últimos anos no entanto, o calendário tem apresentado uma mudança no seu conceito. Para a edição de 2016, a nudez foi deixada de lado e Annie Leibovitz foi convidada para fotografar mulheres inspiradoras em diversas áreas, famosas principalmente pelo intelecto e habilidades.

Para 2017, a linha de pensamento continuou parecida, mantendo a mudança cultural emplacada no ano anterior. O fotógrafo alemão Peter Lindbergh, conhecido por seus retratos de grandes astros de cinema e considerado um dos fotógrafos mais influentes na atualidade, decidiu capturar a beleza natural das atrizes de Hollywood, sem o uso de retoques.

Já para a edição 2018, o calendário aborda outra questão politica e social. O fotógrafo britânico Tim Walker foi convidado para assinar o calendário e recebeu total liberdade criativa. Como resultado, Waker explorou as noções de beleza através dos personagens icônicos de “Alice no País das Maravilhas“, interpretados por um elenco 100% composto por artistas negros.

Djimon Hounsou | Foto: Alessandro Scotti

“Como fotógrafo, você nunca quer fazer algo que já foi feito, por isso foi importante sentir que eu estava fazendo algo completamente diferente”, conta Walker em entrevista ao jornal The New York Times. “Nunca houve uma Alice negra, então quis instigar como personagens ficcionais podem ser representados, além de explorar a evolução de ideias de beleza”.

Em sua interpretação fantástica do conto de Lewis Carroll, Walker trouxe as modelos emergentes Adwoa Aboah, Slick Woods e Duckie Thot, para se juntar à já veterana do calendário Naomi Campbell, além da premiada atriz Lupita Nyong’o, o produtor musical Sean “Diddy” Combs, Whoopi Goldberg, RuPaul, entre outros artistas conhecidos.

O resultado é um ensaio único, provocativo e politizado de um famoso conto de fadas, questionando os maus hábitos da indústria da moda. Veja abaixo mas algumas imagens dos bastidores do calendário:

Sasha Lane e Lupita Nyong’o
| Foto: Alessandro Scotti
Adwoa Aboah
| Foto: Alessandro Scotti
Duckie Thot
| Foto: Alessandro Scotti
Thando Hopa
| Foto: Alessandro Scotti
Zoe Bedeaux
| Foto: Alessandro Scotti
RuPaul
| Foto: Alessandro Scotti
Alpha Dia e King Owusu
| Foto: Alessandro Scotti
Ms. Hopa e Whoopi Goldberg
| Foto: Alessandro Scotti
Slick Woods
| Foto: Alessandro Scotti

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail