Nu e Sensual

Revista de fotografia lança edição dedicada ao nu artístico (NSFW)

Foto de Guilherme Lechat, que assina o artigo "Fotografia de Nu Artístico"
Foto de Guilherme Lechat, que assina o artigo "Fotografia de Nu Artístico"
Livro - Fotografia de Bebês

Demorei alguns milésimos de segundo para entender a capa da edição nº 5 da revista Fotografia et al. Mas quando caiu a ficha, não pude pensar nada menos do que: gênio! A foto que estampa a capa é de Kazuo Okubo, da série “O Inventário” (ficou curioso(a)? Veja você mesmo).

Entrevistamos o fotógrafo e idealizador da revista Carlos Alexandre Pereira. Ele nos relatou a delicada tarefa de lançar uma revista sobre nu artístico, o processo de descoberta de novos fotógrafos, além de um papo sobre fotografia autoral no Brasil. Confira:

Foto: Andressa Crosseti
Foto de Andressa Crosseti, que assina o artigo “Delicadezas no ato e retrato do nu”

iPhoto Channel – No editorial da revista você se pergunta “Como montar uma edição da revista com essa proposta [fotografia de nu], sem perder a classe e a categoria que estamos construindo a cada edição”? Como foi esse processo, levando em conta que o nu é tão banalizado na internet hoje em dia?

Carlos Alexandre Pereira – Bom, o primeiro passo foi a escolha do fotógrafo de destaque na capa, o trabalho dele seria a primeira impressão que o leitor teria da revista e a mais importante, pois iria encorajar o possível leitor a folhear a revista ou não. Eu disse que o Kazuo foi o primeiro nome a ser cogitado desde o princípio, e foi mesmo, mas isso não quer dizer que essa escolha não tenha sido cuidadosamente avaliada; porque foi.

Tínhamos muitos trabalhos nessa linha para considerar, e apesar de ter deixado de fora alguns que mereciam estar na revista, simplesmente porque não cabia mais nada, acredito que conseguimos selecionar bons trabalhos, de fotógrafos experientes e iniciantes, e com isso montar uma edição bem equilibrada. O principal critério na escolha dos trabalhos foi entender o propósito de cada um. Todos os artigos têm um conteúdo que vai além do simples ato de fotografar mulher nua. Com isso conseguimos manter o foco da revista no que realmente interessa: o trabalho autoral.

iPhoto Channel – De que forma você encontrou novos autores para essa edição da revista?

Carlos Alexandre Pereira – Da mesma forma como das outras edições; pesquisando. Eu pesquiso bastante nas mídias sociais; Facebook, Flickr, Behance, 500px; websites como o da iPhoto; e também consulto bastante profissionais influentes da área a respeito de novos nomes, novos talentos. Estou sempre perguntando aos meus colaboradores constantes como o Mario Amaya, Armando Vernaglia, Alex Villegas, Bruno Massao, ou a conhecidos como o Clício Barroso Filho, o Fernando Costa Netto e outros.

 iPhoto Channel – O que você espera desta edição em relação ao público?

Carlos Alexandre Pereira – O mesmo entusiasmo com que foram recebidas as edições passadas e a continuidade do nosso crescimento, como vem sendo a cada nova edição. Independente do tema, o propósito fundamental da revista é mostrar o trabalho de grandes fotógrafos, já conhecidos ou ainda desconhecidos, e mostrar que existe muito mais no mundo da fotografia do que o review do último modelo de câmera ou o passo-a-passo para uma determinada técnica fotográfica.

A capa com a foto de Kazuo Okubo
A capa com a foto de Kazuo Okubo

iPhoto Channel – E como surgiu a revista Fotografia et al?

Sempre gostei de ler, fotografar e viajar. Entre 2010 e 2013 viajei bastante para Europa e foram muitas viagens de trem, e para matar o tempo lia revistas. Sempre fiquei admirado com a variedade de revistas que existe na Europa e EUA; revistas de fotografia por exemplo, são dezenas e sobre assuntos muito variados. Aqui no Brasil temos 2 ou 3 revistas sobre fotografia dependendo da região e todas falam sobre os mesmos assuntos todo mês.

Em 2013, de volta ao Brasil, conheci as publicações digitais autorais e percebi que poderia fazer isso. Foi assim que surgiu a Fotografia et al e mais tarde os outros títulos; sempre com o objetivo firme de oferecer uma alternativa as revistas tradicionais e com foco na fotografia autoral, abrindo espaço para novos fotógrafos.

iPhoto Channel – Qual a importância, pra você, de publicações desse tipo para a fotografia brasileira?

Carlos Alexandre Pereira – Acho muito importante para valorizar a produção autoral e dar espaço para os nomes desconhecidos ao lado de artistas consagrados. Felizmente temos conseguido realizar esta façanha em todas as edições, colocar lado à lado fotógrafos conhecidos nacional e internacionalmente e fotógrafos ainda desconhecidos, em posição de destaque.

Foto de Rodrigo Melleiro, que assina o artigo "Colombia com mucho gusto", único artigo vestido desta edição.
Foto de Rodrigo Melleiro, que assina o artigo “Colombia com mucho gusto”, único artigo vestido desta edição.
Livro - Iluminação
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail