Nu Real contra a enganação

Sem Photoshop: imagem feita por Vinicius Camargo para o Nu Real apresenta certificação

Não há, por enquanto, muitos indicativos de que a tendência atual do mercado de publicidade e moda vá mudar, no sentido de reverter o uso da manipulação digital para criar imagens de corpos perfeitos, peles lisinhas e até mesmo curvas impossíveis. Porém, algumas iniciativas têm surgido como reação ao que consideram uma imposição estética cruel, que lança como padrão um ideal de beleza inalcançável, o que resulta numa busca que só pode levar à frustração e à insatisfação das pessoas consigo mesmas.

Uma dessas iniciativas é o projeto Nu Real, que fotografa mulheres ao natural, sem retoques e sem preocupação de expor corpos perfeitos. A ideia surgiu em fevereiro de 2012, foi lançada na web em outubro passado, e tem fotografado mulheres em São Paulo e no interior paulista, tendo agora uma lista de candidatas do Brasil inteiro que ultrapassa mil voluntárias (as inscrições são feitas via site ou Facebook e as modelos não recebem cachê).

Seis fotógrafos, todos atuando em São Paulo, são responsáveis pelos ensaios. “O objetivo é antes de tudo chamar a atenção da sociedade para o que estamos nos tornando e consumindo. A mídia cada vez mais exige e determina um padrão cruel de beleza e entendemos que muitas mulheres sofrem com isso, inúmeros transtornos alimentares e psicológicos são diretamente relacionados à imagem da pessoa”, diz um dos idealizadores do Nu Real, que pediu anonimato.

Segundo afirma, o projeto é totalmente contrário ao uso de Photoshop em pessoas. As fotos são publicadas conforme tiradas, sem qualquer retoque gráfico, modificação ou alteração da realidade, informa o texto que apresenta a proposta no site.

A preocupação dos idealizadores no momento é obter parcerias que viabilizem a expansão do projeto em nível nacional, em vista da demanda. “Até hoje, o Nu Real não recebeu nenhuma crítica negativa e só elogios e apoio à causa. Acredito que ninguém gosta de ser enganado e as fotos de hoje estão cada vez mais irreais, um perfeito engodo para o público. Os homens deveriam reconhecer isso e valorizar suas mulheres, sabendo que a foto da revista ou da internet é montagem para enganá-los”, afirma o porta-voz do projeto, que ressalta outro aspecto importante, o da erotização do conteúdo das imagens: “Continuaremos defendendo a originalidade da fotografia, sem ser apelativa, sensual ou vulgar, apenas mostrando a realidade da beleza natural do corpo feminino”. Para saber mais sobre o projeto, visite: www.nureal.com.br.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Essa ideia de alertar o público com relação ao que a mídia nos impõe, é perfeita, pois isso afeta na saúde, no estado físico e mental do indivíduo. Todas as áreas que trabalham com pessoas devem fazer o mesmo e tentar de alguma forma alertar mostrando que a mídia mostra a perfeição que nem sempre é a realidade.