Fotografia brasileira Fotografia de natureza

Mestre brasileiro da fotografia de natureza, Araquém Alcântara lança livro em SP

Foto: Araquém Alcântara
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Considerado o mais importante fotógrafo de natureza do Brasil, Araquém Alcântara reúne em um só livro as suas melhores fotos de animais. Intitulado “Bicho Brasil”, a publicação nos leva em uma viagem por alguns de seus melhores momentos durante os 50 anos de carreira. Colocar-se no lugar do fotografo ao olhar suas fotografias é sentir um frio na espinha a encarar perigosas onças, cobras venenosas; mas também presenciar a  ternura no abraço entre macacos e a doçura do bicho-preguiça que fez amizade com uma menina.

O livro será lançado no dia 17/05, às 19h, na Livraria Cultura- Conj. Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo/SP), pela Editora Alaude.

Foto: Araquém Alcântara

Em perigosas madrugadas no Pantanal e na Amazônia, nas noites fechadas das chapadas ou em caminhadas sem trégua pelo sertão, Araquém Alcântara construiu um retrato surpreendente e amoroso da fauna brasileira. Caçador de onças, nada do que é animal lhe é estranho. Mira seu alvo com respeito e dele captura aura, força e coração. Autor de dezenas de títulos, entre eles o best-seller “TerraBrasil”, Araquém conta a história de um país de verdade – sem clichês, sem folclores:

“Eu quero espalhar belezas. Então escolhi um território e estou nele. E esse território é o Brasil”

Foto: Araquém Alcântara

Sobre o livro “Bicho Brasil”

Araquém Alcântara inventou um estilo e um gatilho no olhar. Contemplativo e rápido, obstinado e amoroso, fugiu do folclórico e do lugar-comum para alcançar um país de verdade. Caçador de onças, nada do que é animal lhe é estranho. Mira seu alvo com respeito e dele captura aura, força e coração. Sim, quase virou caça, e não foram poucas vezes, mas nunca pensou em desistir. Do click precioso sai fortalecido, supera medo e cansaço, capaz de enfrentar novas estradas, cerrados, trilhas sem fim.

Pela primeira vez, ao completar 50 anos de carreira, Araquém reúne em um só livro as suas melhores fotos de animais, feitas nos mais distantes rincões e assombrosas florestas. Em madrugadas na Amazônia, nas noites fechadas das chapadas ou em incansáveis caminhadas pelo sertão, ele construiu um retrato impressionante da fauna brasileira – da doçura dos pássaros em revoada sobre os rios ao olhar assustador da víbora do Pantanal, da ferocidade do jaguar saindo da toca ao abraço carinhoso de uma família de macacos.

Consagrado em mais de 75 exposições nacionais e internacionais, foi o primeiro fotógrafo a produzir um trabalho sistemático sobre os ecossistemas do Brasil. Nascido em Florianópolis, criado em Santos e morador de São Paulo, formou-se em Jornalismo mas, sorte nossa, não foi fisgado pelo glamour das fotos urbanas. Preferiu ter a câmera como extensão dos seus olhos em perigosas expedições pelo interior do país, de onde nos revela imagens que, nas cidades, nem sonhamos existir.

A capa do livro “Bicho Brasil”

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!