Fotografia de natureza

A espetacular biodiversidade de uma cidade conhecida por suas industrias

Carcará | Foto: Ricardo Venerando
Como montar a pose perfeita

Fotógrafo de natureza há 9 anos, Ricardo Venerando criou recentemente o projeto “Viva São Bernardo“, que tem como objetivo mostrar a biodiversidade da fauna encontrada na cidade de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

O fotógrafo conta que a cidade é muito conhecida pelas grandes indústrias metalúrgicas, comércio e sindicalismo, mas que poucos sabem que existe por lá uma grande variedade de espécies de animais, devido a proximidade da Serra do Mar, um pequeno fragmento de Mata Atlântica.

“Quem diria por exemplo que podemos encontrar veado-catingueiro tão próximo de trechos urbanos. Eu fiquei surpreso com o encontro. Várias espécies de pássaros podem ser observadas, como corujas, carcarás, garças, tucanos e muito mais.”

Veado-catingueiro | Foto: Ricardo Venerando

As fotos foram realizadas ao longo de vários anos e mais recentemente foram publicadas em homenagem ao aniversário de 464 anos da cidade. Venerando espera que suas fotos sirvam para conscientizar as pessoas a respeito da importância da preservação e respeito aos animais e à natureza em geral.

“Com o projeto, algumas pessoas da cidade e cidades vizinhas ficaram surpresas com os registros, já que dificilmente observam a natureza, mesmo estando tão próximas, muitas vezes até em áreas urbanas.”

Coruja-buraqueira | Foto: Ricardo Venerando
Joaninha | Foto: Ricardo Venerando
Pica-pau-dourado | Foto: Ricardo Venerando
Tucano-de-bico-verde | Foto: Ricardo Venerando

Para conhecer mais sobre o trabalho de Venerando, acesse seu Twitter, 500px ou Flickr.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail