Fotografia de música

Como não ser um babaca: 9 dicas para fotografar shows

Matt and Kim performing at LouFest in St. Louis on September 7th, 2014.
Como montar a pose perfeita

A fotografia de shows é uma vertente que acaba criando uma comunidade dentro de si. Mesmo que a maioria dos fotógrafos trabalhe sozinho, pode-se criar um ambiente de respeito mútuo que beneficia a todos. Por isso, é preciso seguir alguns cuidados, que chamamos aqui de “dicas de etiqueta”.

Em um show, a multidão pode ficar bastante turbulenta, mas o espaço dos fotógrafos em frente ao palco não deveria. Lembre-se, embora você possa apreciar o show, a principal razão para estar lá é conseguir as melhores fotos que você puder. Uma regra de ouro definitivamente se aplica aqui: trate os outros como você espera ser tratado.

  1. Mantenha a dignidade

Ter uma boa etiqueta e comportamento em shows não é apenas para criar um karma positivo. Cada ação que você tomar enquanto estiver no papel do fotógrafo falará sobre você como um profissional de negócios. Mantenha sua dignidade, independentemente do local do show.

iphotochannel-fotografia-de-show-palco-concert-ass-01-670x447

  1. Respeite seus companheiros fotógrafos

Shows são lotados por natureza. Tanto no espaço dos fotógrafos em frente ao palco (se houver) quanto no resto do local. Você vai estar perto de seus colegas fotógrafos, assim precisará ser mais consciente de como preencher o seu espaço pessoal. Não se levante sobre as coisas para obter uma melhor foto. Não instale o equipamento onde irá bloquear os outros fotógrafos. Compartilhe o espaço.

Basicamente, isso é dar aos outros a mesma gentileza que você deseja para si mesmo. Vá atrás das fotos que você quer, mas uma vez que consegue, volte para seu lugar e permita que outra pessoa tire proveito daquele grande ângulo. Também é importante ter cuidado para onde você está indo e tentar percorrer a área lentamente.

  1. Respeite a plateia

Se você está fotografando em um local sem a conveniência de um espaço apenas para fotógrafos em frente ao palco, você é o único responsável por fazer sua foto ser bem sucedida. Isso significa que você deve ir cedo para conseguir um bom lugar na frente. Não espere até o último minuto para chegar e, em seguida, tente se intrometer no meio da multidão ou intimidar as pessoas a desistir do espaço delas agitando o crachá de fotógrafo (ou, como chamam por aí: dando um carteiraço).

A maioria dos frequentadores de show querem tornar o evento agradável para todos e são gentis respeitando o espaço do fotógrafo. Devolva essa gentileza. Uma maneira fácil de fazer fotos na multidão é conhecer as pessoas ao seu redor. Conversar amigavelmente. Mostre-lhes suas boas intenções. Eles poderão ser legais também e dar um pouco de espaço para você conseguir um bom ângulo.

iphotochannel-fotografia-de-show-palco-

  1. Seguranças do local

Há um padrão entre essas dicas, certo? É tudo uma questão de respeito. Seja amigável com o pessoal de segurança e você vai ser capaz de contar com eles se as coisas ficarem complicadas. Isso significa simplesmente você tratá-los como pessoas e dizer um oi quando passar por eles.

  1. Não suponha que todos saibam o que você quer

O local para fotógrafos em frente ao palco tem espaço limitado. Você pode se deparar com uma situação em que outro fotógrafo está no seu caminho. Eles não estão fazendo isso para irritá-lo ou limitar suas fotos! Educadamente toque no ombro do colega. Os shows tem volume alto. Os outros fotógrafos não poderão ouvi-lo. Mas, se você der um toque, eles vão entender que você precisa para passar.

  1. Não cause acidentes desnecessários e se desculpe caso isso aconteça

Num local com muitos fotógrafos, haverá muitas câmeras, bolsas para câmeras e lentes – e outros acessórios de fotografia. Evite deixar bolsas e sacolas no meio do caminho, no chão. Seja organizado. Você não quer tropeçar em uma bolsa, cair no chão e se machucar ou quebrar seu equipamento, então não vai querer que isso aconteça com seu colega.  Mais uma vez, o espaço limitado é inevitável. Por isso, se você tropeçar ou bater no equipamento de alguém, também peça desculpas.

Matt and Kim performing at LouFest in St. Louis on September 7th, 2014.
Foto: Tim Bottchen
  1. Pratique a calma

Um festival pode ser o lugar mais difícil de manter a calma e a etiqueta. Parece que todo mundo está no seu caminho e empurrando um ao outro. E seu equipamento no meio disso tudo. Por isso, é ainda mais importante estar atento aos outros em um festival. É o lugar mais fácil para perder a cabeça. Então, acalme-se e tenha em mente que as pessoas estão lá para se divertir sem preocupação mesmo.

  1. Tolere

Você simplesmente não tem controle sobre algumas coisas. Pode chover. Um artista pode entrar no palco mais tarde do que o esperado. Ao invés de se preocupar com o que você não pode controlar, abrace a situação, vá com o fluxo, que você pode acabar fazendo algumas fotos maravilhosas inesperadamente. Pois você vai estar focado nas fotos, não nas circunstâncias e nas coisas que deram errado.

  1. Mas não seja passivo

Ser amigável e positivo não é o mesmo que deixar pessoas impedirem o seu progresso com medo de causar um conflito. Vá em frente e pergunte às pessoas se elas poderiam dar um espaço por um momento para você fotografar. Faça-os saber do quê você precisa para fazer seu trabalho. Mas realize tudo isso com um sorriso amigável. O respeito se dá na interação feita de uma maneira cortês, não evitando a interação.

iphotochannel-fotografia-de-show-palco-concert-ass-02-479x670

FONTE: DIY

banner_fineart


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail