Iluminação Moda

Modelos são fotografadas de forma idêntica 14 anos depois

A modelo Vanessa, em 2002 (à esquerda) e em 2016 (à direita) | Foto: Urs Recher
eBook: 7 Passos Para Transformar Fotografia Em Profissão

O quanto o rosto de uma pessoa pode mudar ao longo dos anos? Muitos experimentos já foram feitos em relação a isso, onde vemos séries de fotos diárias que mostram a evolução da criança em adulto. Porém, o experimento do fotógrafo suíço Urs Recher consegue impactar de uma forma diferente. São apenas duas imagens, porém separadas por 14 anos, o que nos mostra as intensas mudanças dos traços e formatos do rosto de cada mulher. Ele chamou a série de “Time Travel” (Viagem no Tempo, em inglês).

Tudo começou com a modelo Caroline, em 2002. “A primeira vez que eu a contratei foi em 2002, apenas para uma sessão de teste no local; e eu achei seu rosto simplesmente deslumbrante. Então eu a contratei novamente, desta vez “de verdade” no meu estúdio para alguns retratos. Uma dessas fotos é mostrada agora nos retratos de ‘viagem no tempo’”, contou Recher ao PetaPixel.

“Nos anos seguintes, contratei-a regularmente (meu portfólio  está cheio dela) e vi a lenta transformação de uma adolescente em uma mulher”, conta Recher.

A modelo Caroline, em 2002 e em 2016 | Foto: Urs Recher
A modelo Caroline, em 2002 e em 2016 | Foto: Urs Recher

Então ele perguntou à Caroline se ela permitiria ser fotografada novamente – com a configuração de iluminação e câmera idênticas à foto de 14 anos atrás, o que deu certo. Já a modelo Vanessa (da foto em preto e branco) foi fotografada apenas uma ou duas vezes por Urs Recher. Na mesma época em que fotografou Caroline, Recher foi encontrado no Facebook por Vanessa, a quem estendeu o convite do experimento.

Os retratos foram fotografados com câmeras digitais de médio formato – somente a resolução aumentou com os anos. O comprimento focal usado foi de 120mm e a luz foi 100% a mesma.

Foto: Urs Recher
Foto: Urs Recher

Fonte: PetaPixel

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail