Junior Luz: olhar criativo sobre o universo feminino

Não foi uma feliz coincidência genealógica que pôs “Luz” no nome de José Luiz Guimarães Junior. Foi sua habilidade em lidar com esse recurso fundamental da fotografia que inspirou um colega a fazer a sugestão. José Luiz passou a atender por “Junior Luz” e, desde então, ele afirma, coisas interessantes têm ocorrido em sua carreira.

junior luz-9

Uma delas talvez seja o fato de o goiano de 33 anos de idade ter sido chamado para falar sobre criatividade no congresso de fotografia Estúdio Evolution, que ocorre no início de novembro em São Paulo. “Desde quando voltei ao Brasil, sempre participei de congressos e sempre tive um sonho de um dia estar palestrando entre os grandes nomes da fotografia. Agora esse momento chegou, para minha felicidade”, festeja Junior, que morou em Londres, na Inglaterra, e de onde voltou como fotógrafo.

jr luz ..,..,.
Junior Luz: ousadia sem regras

“Eu me mudei para Londres em 2007 porque minha família já estava morando lá há algum tempo e eu queria muito me mudar do Brasil para conhecer outros países e viver outras culturas”, diz Luz, que começou sua vida de fotógrafo clicando em night clubs londrinos. De volta ao Brasil, o fotógrafo, que hoje mora em Florianópolis (SC), abriu o leque para diversas modalidades, de fotografia de casamento a ensaios subaquáticos. Mas agora, seu foco está restrito ao universo feminino.

“Nesse universo eu praticamente abordo ensaios sensuais, nu artístico, fotos de moda para agências de modelos e meu carro-chefe, que são ensaios normais (books). O que mais me cativa são os editoriais de moda, onde eu tenho liberdade para criar e desenvolver meu trabalho autoral”, afirma o goiano, que está com dois projetos autorais em andamento: Fake Religions, um estudo sobre religiões que deve causar polêmica (essa é sua expectativa) e Espécie, para o qual ele fotografa modelos de várias idades enfeitadas com arranjos de flores, galhos e folhas. “Em minha palestra vou mostrar fotos inéditas desses projetos que vão surpreender a todos”, garante.

Embora seja considerado um fotógrafo inventivo – e seu portfolio confirma a suposição -, Junior Luz assume como principais traços pessoais a sensibilidade e a percepção. “Essas duas qualidades são fundamentais para evoluir na fotografia”, julga. A criatividade, para ele, é uma condição que precisa ser burilada constantemente. E dá o exemplo: algumas fotografias suas levam de dois ou três meses para serem elaboradas e produzidas.

junior luz-7

Caprichos de um fotógrafo que cita David LaChapelle e Annie Leibovitz entre as fontes de inspiração e se tem na conta de um artista ousado e um pouco avesso a regras – uma das razões pelas quais deixou de lado os casamentos: “Em minha opinião, todo casamento parece ser igual, cheio de regras e cronogramas a serem seguidos. Eu gosto de criar minha fotografia sem a interferência e opiniões de outras pessoas. Hoje tenho um trabalho autoral voltado para a arte que está sendo muito bem aceito, e consequentemente meus clientes já me procuram sabendo disso e me dando total liberdade para criar”, destaca.

Mas Junior não despreza as experiências que teve com outras especialidades. Ao contrário, ele as estimula e acredita que todo fotógrafo deva fotografar de tudo um pouco. Até workshop de fotografia newborn ele já fez: “Todas as áreas e segmentos têm alguma coisa que você pode aprender e adaptar em outras áreas”. Essa disposição está na raiz da criatividade do artista e fotógrafo goiano, e é uma lição que ele pretende passar adiante no Estúdio Evolution.

junior luz-17

junior luz-13

junior luz-10
junior luz-15

junior luz-4

junior luz-2

Banner_Lightroom

Artigos relacionados