Fotopédia Moda

Bill Cunningham e a fotografia de moda nas ruas de Nova York

Imagem: Zeitgeist Films
Black Friday Antecipada

Casaco azul, câmera no pescoço e uma bicicleta, era assim que o fotógrafo Bill Cunningham andava pelas ruas de Nova York. Por quase quatro décadas trabalhou no jornal The New York Times, onde suas fotografias alimentaram a coluna “On The Street” (Na Rua) em que Cunningham apresentava as últimas tendências de moda.

Fotos: Bill Cunningham
Fotos: Bill Cunningham
Fotos: Bill Cunningham
Fotos: Bill Cunningham
Fotos: Bill Cunningham
Fotos: Bill Cunningham

O envolvimento com a moda começou na chapelaria da alta sociedade de Nova York “William J.” e depois na loja de alta-costura, Chez Ninon. Um dia, enquanto trabalhava, recebeu a visita de Jackie Kennedy, que lhe entregou um terno vermelho de Christian Dior, um pouco antes do funeral de seu marido, John F. Kennedy. A moda sempre esteve presente na vida de Cunningham.

iphoto-reproducao-times

Quando voltou de um período servindo ao Exército dos Estados Unidos, Cunningham passou a escrever para o Chicago Tribune, onde abordava a moda como tema. Suas fotografias também não se limitavam a apenas pessoas desconhecidas que encontrava pelas ruas, sua famosa fotografia de Greta Garbo serviu como impulso para a carreira na moda.

O fotógrafo Bill Cunningham
O fotógrafo Bill Cunningham

A fotografia de Cunningham é uma representação do que o fotógrafo tinha como base cultural em sua vida. Ele sabia analisar a moda nas ruas e definir o que seria tendência em um período de seis meses, o que torna as fotografias de Cunningham materiais para estudo dentro dessa área. Para os fotógrafos de moda, não é fácil ter uma visão ampla e aprimorada como essa. Cunningham é responsável por grande parte do registro da moda nos últimos 40 e 50 anos em Nova York.

iphoto-getty-images


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail