Esportes

Com 8 mil fotos, filme representa fotografia brasileira de esportes em Barcelona

Cena do filme Onipresença, de Anderson Rodrigues
Black Friday Antecipada

Baseado em 8 mil fotos, o curta-metragem Onipresença (00:09:25, Cor, 2016) retrata clássico do futebol entre Corinthians e Palmeiras de uma forma diferente, captando a emoção de cada fração de segundo através das fotografias. A obra foi selecionada para representar o Brasil no Offside Fest, um dos principais festivais de cinema de futebol que será realizado em Barcelona, no cinema Maldà, entre os dias 16 e 26 de março. O filme foi criado e dirigido pelo fotógrafo e jornalista Anderson Rodrigues.

iphoto-filme-de-futebol-onipresenca-anderson-rodrigues-8-mil-fotos (3)

O curta-metragem experimental é elaborado apenas com fotografias e coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. A narrativa é baseada na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais, além de fotos feitas pelo idealizador do projeto, presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, quando o alviverde derrotou o rival por 2 a 0.

“É uma produção independente, sem apoio financeiro de governos, empresas e clubes. Os custos são altos para produção, valores de inscrições (dólar e euro, no exterior), além de viagens para promover nossa fotografia, cinema e futebol. Em Barcelona, o filme será exibido ao lado de grandes obras do mundo. Estou unindo esforços para ir aos festivais e falar sobre a cultura do nosso país”, disse Rodrigues.

Sem interferir na dinâmica dos fotógrafos, o diretor cria uma ficção destacada pelo processo criativo durante um ano, que começou com a montagem “manual” da ordem cronológica das imagens (sem utilização de time code), passando pelo tratamento e edição discutindo a unicidade do olhar, escolha por apropriação de áudios e composição das trilhas inovadoras (samba com rock metal) até a finalização: uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

iphoto-filme-de-futebol-onipresenca-anderson-rodrigues-8-mil-fotos-(2)

“Ao colocar diante do espectador, pretendo gerar indagações sobre a produção fotográfica contemporânea, a quantidade de arquivos e a hibridização com o vídeo. É um bombardeio de imagens e sons para gerar reflexões e debates”, diz o diretor.

Onipresença também foi exibido no segundo semestre de 2016 em festivais de arte e cinema gratuitos no Brasil, Israel, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Romênia e Bielorrússia, com prêmio na Colômbia (Festival de Artes Bugarte), em outubro de 2016, como melhor filme experimental e eleito pelo público como o 2º melhor na categoria curta-metragem durante o Cinefoot, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo e que foi realizado em dezembro no Museu do Futebol, em São Paulo.

iphoto-filme-de-futebol-onipresenca-anderson-rodrigues-8-mil-fotos (7)


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail