Criatividade Fotografia de casamento Livros

Livro: Criatividade na fotografia de casamento

iphoto-dicas-de-fotografia-de-casamento-1capa
Livro - Fotografia de Bebês

Um dos destaques na fotografia de casamento é Everton Rosa, o fotógrafo apresenta seu livro que é uma peça fundamental para os recém-chegados nesta área da fotografia, mas que irá fascinar aqueles que estão a mais tempo. O livro “Criatividade na fotografia de casamento”, apresenta em suas 148 páginas conceitos desde o planejamento da cobertura, iluminação, olhar fotográfico e composição. Tudo isso sob o ponto de vista de um profissional que realizou a cobertura de diversas cerimônias pelo Brasil e no mundo. Nesta obra, você encontrará dicas de fotografia que irão provocar a sua imaginação, sempre levando em consideração a expectativa dos noivos.

Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa

O livro conta um pouquinho da história do Everton, que é uma inspiração e ainda nos ensina muito sobre disciplina. O fotógrafo é de Chapecó, Santa Catarina, filho de operários de um frigorífico, que aprendeu fotografia com o pai, que montou uma pequena loja de retratos 3×4. Na cidade pequena o trabalho começou a crescer e Everton passou a acompanhar o pai durante os registros de batizados, comunhões e eucaristias.

O primeiro capítulo do livro “Criatividade na fotografia de casamento” nos ensinar muito sobre o que é ser criativo na fotografia, e dissertar sobre a importância de um plano de carreira. “O principal atributo de alguém criativo e inovador é saber olhar adiante. É saber onde quer chegar e ter um plano bem delineado para ir até lá, considerando que no caminho haverão percalços, desafios a superar.”

Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa

O fotógrafo dá dicas importantes para treinar o olhar observador, a sensibilidade na hora de aplicar os recursos disponíveis, como luz, linhas e enquadramentos, para ressaltar algo na fotografia, além de apresentar a importância e a diferença entre a fotografia colorida e preto e branco em um casamento.

O capítulo seguinte é uma lição de vida para os fotógrafos, principalmente para aqueles que estão começando. A regra básica é: venda sonhos, não produtos. A criatividade na fotografia não está apenas na forma como vamos captá-la, mas também como a tratamos e a apresentamos para os nossos clientes, e este é um dos assuntos tratados por Everton Rosa em seu livro.

iphoto-dicas-de-fotografia-de-casamento-3

A luz natural ou artificial são temas que apresentam soluções para os fotógrafos desta área, além disso o livro é ilustrado com fotografias do próprio Everton que mostram o resultado do uso das suas luzes. O que chama muito a atenção para as fotografias do Everton é a criatividade do fotógrafo na hora de realizar imagens em ambientes externos.

O fotógrafo é o criador do conceito Street Wedding, as famosas fotografias de casamento  realizadas na rua. Everton conta de onde surgiu a ideia de eternizar a união de casais em espaços públicos e inusitados, e como esse sonho cresceu ao ponto de se transformar em uma série de televisão. A obra ainda traz imagens comentadas pelo próprio fotógrafo, que nos apresenta seu ponto de vista em relação a composição e criatividade.

iphoto-dicas-de-fotografia-de-casamento
Foto: Everton Rosa

 

Livro - Iluminação
Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail