Fotografia de casamento Livros

Em livro, Everton Rosa mostra os caminhos da criatividade na fotografia de casamento

Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa
Livro - Sem Medo do Flash

Ele não é muito fã de atribuir ao conceito de criatividade a faculdade de elevar um fotógrafo mediano à condição de grande realizador, mas o fato é que Everton Rosa, 41, tem um olhar diferenciado que o credencia a estar entre os mais renomados fotógrafos de casamento do Brasil. Por isso, nada mais adequado que o catarinense radicado no Rio Grande do Sul disserte sobre como aplicar a criatividade na fotografia de casamento neste primeiro de uma série de livros que ele fará para a iPhoto Editora.

Capa do livro "Criatividade na Fotografia de Casamento" de Everton Rosa.
Capa do livro “Criatividade na fotografia de casamento” de Everton Rosa.

Lançado na Semana da Fotografia 2016, congresso que a iPhoto Editora anualmente realiza em Balneário Camboriú (SC), o livro “Criatividade na fotografia de casamento” (148 págs., R$ 119) aborda o conceito da criatividade sob o ponto de vista de um profissional que nunca esqueceu de onde veio e sempre soube aonde quis ir. O livro indica maneiras como o profissional pode “afiar” o seu olhar, sem porém descuidar do essencial: realizar uma cobertura de casamento impecável e de acordo com a expectativa dos noivos.

“Minha preocupação não é obter uma foto premiada, e sim construir a melhor recordação daquele evento”, afirma Everton Rosa.

De quebra, o volume apresenta dois capítulos em que o fotógrafo comenta algumas de suas melhores imagens do ponto de vista da composição criativa e das técnicas de iluminação.

Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa

Além das dicas de fotografia, Everton também lembra dos pequenos detalhes de uma carreira de sucesso. Durante toda a sua jornada na fotografia, ele lembra que sempre exercitou seu senso de observação, “uma característica que tem muito a ver com a minha profissão”, diz o fotógrafo na introdução do livro, e aprendeu com o pai, seu Luizão, que o que faz o negócio é o relacionamento com as pessoas. “Meu pai era o ‘gente fina’, o cara que conversava com todo mundo”, recorda.

Contracapa do livro "Criatividade na Fotografia de Casamento" de Everton Rosa.
Contracapa do livro “Criatividade na Fotografia de Casamento” de Everton Rosa.

Everton revisita sua trajetória desde os tempos em Chapecó (SC), quando era um garoto que batia à porta do laboratório para alertar os pais da chegada de algum cliente, até seus voos de imaginação mais bem sucedidos, como os casamentos que cobriu no Exterior, a condução de um programa de tevê e a consolidação de sua marca de ensaios Street Wedding. O lançamento imperdível, confira no site da iPhoto Editora.

Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa
Foto: Everton Rosa
Semana da Fotografia 2017
Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel ([email protected])

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail