Fotografia contemporânea

Em SP: lançamento da Revista ZUM e debate sobre fotografia

eBook: 7 Passos Para Transformar Fotografia Em Profissão

Será lançada em 30 de outubro, sexta-feira, às 19h30, a nova edição da revista ZUM. O lançamento ocorre na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, Bela Vista) com bate-papo entre a fotógrafa Lucia Mindlin Loeb e o professor da FAU/USP e crítico de arte Agnaldo Farias com mediação do jornalista Mauricio Puls. A Revista ZUM #9 tem 184 páginas e está à venda por R$ 52,50.

Os convidados discutirão arte e urbanismo a partir de “Avenida Celso Garcia”, trabalho de Lucia que faz parte da edição. A fotógrafa registrou a avenida localizada na zona norte de São Paulo em dois momentos diferentes (2004 e 2014), construindo panoramas que, segundo o jornalista Mauricio Puls, narram a corrosão silenciosa da cidade.

iphotochannel-revista-zum-9

Entre vários trabalhos também publicados na revista, a ZUM analisa a relação do artista chinês Ai Weiwei com a fotografia e a internet. Entre 2005 e 2009, Weiwei manteve um blog em que publicou cerca de 100 mil imagens. O blog foi encerrado por conta de uma proibição governamental, e Weiwei migrou seu diário visual para o Twitter e o Instagram. A revista publica algumas dessas imagens e um texto em que o artista reflete sobre a fotografia, além de uma análise do pioneirismo de Weiwei feita pelo curador Urs Stahel. Weiwei acaba de abrir uma grande retrospectiva da sua obra na Royal Academy of Arts em Londres e de receber permissão para sair da China, depois de 4 anos proibido de deixar o país.

iphotochannel-revista-zum-9

A ZUM #9 apresenta também as fotografias do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, editadas com exclusividade pelo fotógrafo Miguel Rio Branco. As imagens foram feitas no início da década de 1980 durante pesquisa etnográfica entre os índios Araweté, com os quais o antropólogo passou 11 meses. A seleção de Rio Branco apresenta o cotidiano desse povo, marcado pela intimidade corporal e pela austeridade material.

iphotochannel-revista-zum-9

Outro destaque é o resgate das fotografias de George Love (1937-1995), que viveu no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 e integrou a equipe de fotógrafos da revista Realidade. Love, que estampa a capa desta edição, sobrevoou a Amazônia e percorreu São Paulo em busca de uma visão nova para a fotografia. Com um trabalho experimental, que às vezes flerta com a abstração, Love almejava captar a atmosfera de um lugar, mais do que uma representação descritiva do assunto. A relação entre o crescimento urbano e a preservação da natureza também era preocupação do fotógrafo.

banner_fineart

Palavras-chave
Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail