Fotografia contemporânea

Em Curitiba: fotografia documental e conceitual em debate no MON

Foto: Milla Jung
Fotografia de gestantes em estúdio

A Roda de Fotógrafos de junho traz o fotojornalista mineiro Fernando Rabelo e a fotógrafa curitibana Milla Jung. Rabelo trabalhou para os principais jornais do país, como Folha de São Paulo e O Globo, e hoje resgata imagens icônicas no blog Imagens & Visions e na página Fotografias Históricas no Instagram, com mais de 36 mil seguidores. Artista e pesquisadora da área da imagem, Mila foi coordenadora do Núcleo de Estudos da Fotografia em Curitiba, espaço dedicado à reflexão e à produção sobre fotografia e imagem e expôs extensivamente seus trabalhos na América Latina e na Europa. O encontro acontece na quinta-feira (01/06), às 19h30, no Museu Oscar Niemeyer. A entrada é grátis.

Foto: Mila Jung
Foto: Milla Jung

Fernando Rabelo

Nascido em Belo Horizonte (MG), Fernando Rabelo viveu sua infância no Chile e na França durante o exílio do pai. Além dos jornais Folha de São Paulo e O Globo, trabalhou como fotógrafo do Jornal do Brasil e depois como editor de fotografia. Cursou fotografia em Paris, onde realizou o  ensaio intitulado “Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris”, que foi exibido em quinze capitais brasileiras. Rabelo é autor do livro “Tributo à Lagoa”, uma coletânea de imagens sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Editado em 2000, teve seis edições esgotadas. Durante toda a década de noventa retratou a música popular brasileira, realizou a exposição “Foco na MPB”, que percorreu várias capitais brasileiras, além de Paris, Lyon e Marselha.

Foto: Fernando Rabelo
Foto: Fernando Rabelo

Milla Jung

Milla Jung é doutoranda em Poéticas Visuais/USP, Mestre em Artes Visuais pela UDESC, especialista em Fotografia pela UCAM/RJ, na International Center of Photography-NY e na Escola para Assuntos Fotográficos de Praga. Recentemente realizou os seguintes projetos e publicações: “Pensamento como prática” em Bases Temporárias para instituições experimentais,Imagempensamento (7º Edital Rede Nacional Artes Visuais/ FUNARTE), desenvolveu o trabalho País Imaginário (Edital de Ocupação do Museu da Fotografia em Curitiba), o qual também foi selecionado para o III prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (Memórias da Imagem) e Deserto de Real (Bolsa Produção 3 Artes Visuais da FCC), que também foi selecionado para o 63º Salão Paranaense do MAC/Pr, para o Edital de exposições Museu Victor Meirelles (Florianópolis/SC) e para a exposição Geração 00. Em 2014 publicou “Anotações sobre a fotografia contemporânea como reflexão crítica no campo da arte” como resultado do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Foto: Fernando Rabelo
Foto: Fernando Rabelo

Fonte: Paula Melech/Roda de Fotógrafos


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail