Fotografia contemporânea

As crianças indígenas do litoral paulista

Foto: Matheus Ferreira
Como montar a pose perfeita

Em abril deste ano, o fotógrafo paulistano Matheus Ferreira visitou a aldeia Rio Silveiras, uma reserva indígena localizada em Bertioga, município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista. Equipado com uma câmera Canon Rebel T5i, uma lente 50mm f/1.8 e muita curiosidade, ele saiu fotografando as interações entre os nativos.

“Depois de um tempo, eu percebi o número de crianças presentes e o quanto elas eram simpáticas, e começaram a ser o foco dos meus disparos. Com isso, comecei a refletir sobre como aquelas crianças eram felizes com tão pouco, com tanta simplicidade”

Foto: Matheus Ferreira

A aldeia Rio Silveiras abriga 120 famílias de índios da etnia tupi-guarani em 948,40 hectares e conta com uma escola para aproximadamente 350 crianças. Os nativos fazem artesanato, cultivam palmito e mantêm um viveiro de plantas ornamentais. Os índios moram em pequenas casas construídas em pau-a-pique cobertas com palha e ou casas construídas com madeira da própria aldeia.

“Busquei retratar essa felicidade com tão pouco, podendo até ser interpretada no arcadismo literário em que uma das suas principais expressões era ‘Inutillia Truncat’. Ou seja, cortar aquilo que é inútil e viver só com o que é necessário.”

Foto: Matheus Ferreira
Foto: Matheus Ferreira
Foto: Matheus Ferreira
Foto: Matheus Ferreira
Foto: Matheus Ferreira
Foto: Matheus Ferreira

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail