Fotografia com smartphone

5 principais lançamentos na fotografia com celular em 2016

Foto: ePhotozine
Como montar a pose perfeita

A fotografia móvel é uma realidade e dizer que a câmera é um fator decisivo hoje na compra de um celular chega a ser redundante. Tivemos grandes lançamentos em 2016, com empresas de fotografia como Leica, Hasselblad e Kodak levando muito a sério essa tendência, envolvendo-se com grandes marcas de smartphones. E se você ainda não parou para pensar seriamente nesse tipo de fotografia, ou só acha coisas ruins sobre imagens com smartphone: pense outra vez.

5 – Huawei P9 (com “lente Leica”)

Este entra na lista especialmente por ter sido uma grande decepção. O que surgiu prometendo ser o lançamento mais bombástico, deixando muitos na expectativa, provou ser apenas uma jogada de marketing – infelizmente. Com a própria Leica afirmando que iria “revolucionar a fotografia com smartphone”, é difícil mesmo não ficar na espera. Acontece que a promessa do celular Huawei com lentes Leica não foi cumprida. No fim, revelou-se que as empresas trabalharam sim em parceria, mas não no desenvolvimento da câmera. Na verdade, na parte de marketing.

iphotochannel-smartphone-celular-com-camera-leica-huawei (1)

4 – Hasselblad True Zoom

Não se trata de um celular, mas de um módulo que é acoplado ao Moto Z, dando ao smartphone uma câmera de grande potência. Com sensor 1/2.3 CMOS de 12 megapixels e um zoom ótico de 10x com estabilização ótica, dá pra dizer até que este módulo é uma câmera compacta. O ISO é ajustável (100 até 3200), faz vídeos em HD 1080p; o módulo tem botão de obturador físico e fotografa em RAW.

iphoto-hasselblad-camera-smartphone-moto-z (4)

3 – Google Pixel

O smartphone da Google chegou prometendo ter a “melhor câmera de todos os tempos”, porém já apresentou problemas de flare em sua lente. Sinceramente, desconfie sempre quando alguma empresa chegar dizendo que terá a melhor câmera do mundo ou revolucionará a fotografia com smartphones. De qualquer forma, a câmera ganhou a melhor nota de todas do site de analises DxOMark, 89 pontos por seu sensor de 12 megapixels – na comparação, o iPhone 7 ganhou 86. A câmera traseira de 12 megapixels traz abertura de f/2 e a frontal de selfie traz 8 megapixels f/2.4. O Google Pixel traz melhora no processamento de HDR+, o que aumenta o alcance dinâmico das fotos (coisa que sensores pequenos de smartphone fazem muito mal). Ponto para o Google Pixel.

iphoto-melhores-smartphone-celulares-de-2016-1

2 – iPhone 7

O novo lançamento da Apple investiu um pouco mais pesado na câmera dessa vez. Com o sistema Dual Camera, zoom ótico e captura em RAW, ele traz um pacote de potência no quesito de fotografia com smartphone. O sensor da câmera principal traz 12 megapixels com gravação de vídeo 4K e estabilização ótica, com a câmera frontal de 7 megapixels. As situações de pouca luz podem ser capturadas com mais tranquilidade, já que a abertura da câmera principal veio mais clara: f/1.8. O zoom ótimo é de 2x, indo até 10x no zoom digital.

iphoto-iphone-7-7-plus-1

1 – Kodak Ektra

Todos os anteriores tem ótimas câmeras, ok. Melhores que o primeiro da lista. Mas nenhum deles tem este detalhe: o smartphone Kodak Ektra foi produzido especialmente para fotógrafo. Não, ele não é o mais potente de todos. Longe disso. Mas traz a nostalgia daqueles que ficaram órfãos da Kodak, dos que amavam a fotografia na época de filme. Ele possui dials que lembram os de câmeras DSLR, tem botão físico de obturador, sensor de 21 megapixels na câmera traseira de abertura f/2, ISO ajustável e estabilização ótica. A câmera frontal também é excelente: 13 megapixels e abertura f/2.2. O celular faz vídeos em 4K.

iphoto-smartphone-da-kodak-ektra-celular-para-fotografos-8

E você, colocaria mais algum na lista? Comente aqui na matéria e nos diga por que gosta do celular em questão. Obrigada!


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail