Stop motion: casamento com animação

Técnica amplamente utilizada em animação, o stop motion deu o ar da sua graça em um casamento. A iniciativa foi do fotógrafo carioca Hugo Peres, de 32 anos. Fotógrafo social há quase onze, Hugo se inspirou em alguns trabalhos de colegas de fora, pesquisou, viu que não havia muita coisa sendo feita no país nessa área e resolveu investir.

Hugo Peres: “O mais legal é ver os objetos ganhando vida” (foto: Nik Maia)

“Antes de publicar meu trabalho, procurei pela rede se alguém já havia usado essa técnica por aqui, e até encontrei alguns trechos pequenos de casamentos, ou com outra técnica usando softwares, mas não vi ninguém fazendo da forma que fiz, em um casamento inteiro… então me lancei!”, confirma o fotógrafo, que apenas em 2011 decidiu se dedicar exclusivamente à fotografia: antes disso, atuava também como gerente administrativo de um escritório de advocacia.

Com trabalhos em outras áreas, como fotografia corporativa e de família, Hugo ingressou no mercado social por causa de uma experiência desagradável: o fotógrafo que fez seu casamento “queimou” todas as suas fotos. “É, eu não tenho fotos do meu casamento! Ele não sincronizou a velocidade do flash com o obturador, deixando todas as fotos metade subexpostas, metade superexpostas”, esclarece o noivo azarado.

Pode-se dizer que a mancada o obcecou e, de tanto procurar as razões para aquilo ter acontecido, acabou se interessando pelo tema. “Hoje, quando fotografo casamentos e entrego ao cliente, sinto uma certa realização interior, por dar essa alegria que não tive a alguém”, afirma.

Hugo conta que vinha há algum tempo “namorando” o stop motion, mas a ideia não saía do papel. Até que, encorajado pelas dicas da colega Delphine Ducaruje, fotógrafa da Nova Zelândia que é sua referência no assunto, a coisa aconteceu. Foi em junho do ano passado, uma cerimônia realizada num restaurante na Floresta da Tijuca.

“Adorei a forma que os noivos receberam o resultado, a visibilidade que teve nas revistas online e blogues de casamento. Foi além do que eu mesmo esperava!”, comemora, confiante de que a repercussão traga mais interessados no produto.

Marystela e Aires – Casamento em Stop Motion from Hugo Peres on Vimeo.

“O stop motion é uma técnica muito usada em animações de tevê e cinema. A ideia é fazer, como que por mágica, os objetos se mexerem sozinhos, captando foto a foto cada etapa do deslocamento do objeto, até dar a ideia total do movimento desejado”, explica o fotógrafo, que necessita de algumas condições para que o trabalho possa ser feito.

A primeira delas diz respeito às condições de luz: casamentos diurnos são preferíveis, pois permitem usar altas velocidades de obturador. Também é necessário que os casais e convidados sejam do tipo bom astral, com disposição para encenar e repetir cenas.

“São poucos os casais que querem algo animado desse jeito”, ele reconhece, “até porque, para se fazer efeitos animados usando pessoas, preciso da colaboração dos noivos e padrinhos para tal, o que muitos não acham tão interessante. Creio ser por causa da cultura tradicional do casamento por aqui, porém casais mais jovens e despojados adoram a ideia”, ressalva.

Outro aspecto é que a captura das imagens para compor o stop motion produz um desgaste excessivo do equipamento fotográfico. “São muitos cliques de forma contínua em um único dia, e isso traz a necessidade de maior manutenção e de troca mais precoce dos equipamentos, mas está previsto no custo e não chega ser um transtorno. O mais legal de tudo é ver os objetos e as imagens ganhando vida!”, se empolga.

Hugo garante que não utilizou nenhum recurso adicional de vídeo para montar o filme, apenas as fotos, que precisaram estar sincronizadas com a pulsação da música para passar o clima desejado. Três fotógrafos foram escalados na cobertura do casamento, para obter as imagens convencionais e também as imagens específicas da animação.

“Tudo desde o início é feito especificamente pensando no stop motion, não há como animar imagens captadas da forma convencional; não daria o mesmo efeito. Por isso é que somos três, para que um fique focado na forma convencional, e os outros dois apenas com o stop motion”.

Para o fotógrafo, a grande sacada está na originalidade do produto: “Vídeos e fotos de casamento todo mundo tem, mas o casamento em stop motion, não”.

 

 

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