Luana Caetano: opção pela emoção

Curioso como certas coisas têm seu tempo certo. Na primeira vez que Luana Neves Caetano topou com a fotografia, em 2004, esta não lhe despertou maior interesse. Foi durante a faculdade de relações públicas: ela precisou suar para obter o índice da disciplina. Mas, mais do que ser uma RP, Luana sonhava ser estilista de moda. Cursou nova faculdade na área e iniciou uma pós-graduação no Senai. E ali estava novamente a fotografia.

Luana Caetano: casamentos requerem atenção redobrada (foto: Carolina Pessoa)

“Percebi que realmente era a fotografia de moda que eu amava”, conta a gaúcha de 30 anos, natural de Santiago, município distante 440 quilômetros de Porto Alegre (RS). A descoberta a fez interromper a pós e começar um curso anual de fotografia. A providência seguinte foi comprar uma câmera profissional e começar a trabalhar.

Luana está há cinco anos no mercado. Iniciou, naturalmente, fotografando moda. “Mas com o tempo fui sentindo falta das emoções das pessoas e comecei a me dedicar a ensaios familiares, books femininos e ensaios de crianças. Hoje meu foco principal é o casamento”, informa a moça, que encontrou nesse segmento a dose de desafio que procurava.

“Amo fotografar pessoas em geral, mas os casamentos requerem mais atenção e dedicação, a atenção sempre redobrada aos momentos únicos que revelam as melhores fotos, não é igual ao ensaio, que podemos direcionar, o casamento está acontecendo, temos as emoções dos noivos, dos convidados, a troca de alianças, o beijo, os gestos de carinho e tudo o que acontece em volta”, afirma, destacando também o aspecto da continuidade que faz a fotografia de casamento desembocar na fotografia de família, estabelecendo um vínculo profissional e até afetivo de longo prazo com os casais: “Depois do casamento vêm a gestação, o nascimento do primeiro filho, a festinha de um aninho e assim vou dando sequência e participando da vida dos casais dos quais fotografei o casamento, é uma satisfação poder fazer parte do início dessas novas famílias”, considera.

Depois de manter um estúdio durante algum tempo, Luana optou por ter apenas um escritório, localizado em um shopping. A opção se deve ao seu estilo, mais voltado ao trabalho ao ar livre: “A maioria dos ensaios que faço são externos por preferir a luz natural, pela composição de cena e pelas pessoas ficarem bem mais à vontade. Fotos em estúdio só para publicidade ou moda, os outros ensaios realmente não gosto de fazer [em estúdio]”, explica a fotógrafa, que embora tenha mudado o foco do seu trabalho, não deixa de aplicar os conceitos da fotografia de moda em seus ensaios, especialmente nas fotos da noiva. Enquadramentos, direção e iluminação são inspirados na fotografia fashion. Além disso, quando sobra tempo, ela convida alguns amigos maquiadores para fazerem algumas fotos de beleza: “A maioria das fotos de beleza são autorais, pelo simples fato de gostar de fazer. É prazeroso fotografar e os resultados sempre são positivos”, garante.

Artigos relacionados