Autoral Nu e Sensual

Os “nudes” sem retoques de Camila Cornelsen (NSFW)

Fotos: Camila Cornelsen
Fotografia de gestantes em estúdio

A premissa é conhecida: fotógrafa não se identifica com as imagens de nu e sensual que vê por aí e procura imprimir seu próprio ponto de vista sobre o tema. Genericamente, é disso que trata o projeto X Real, da fotógrafa Camila Cornelsen. Porém, essa descrição rasteira não dá conta das complexidades por detrás desse trabalho, que ela almeja transformar em livro.

Ao Vice, Camila contou que começou a questionar a maneira como nós, brasileiros, lidamos com o nu e o pudor depois de uma viagem a Barcelona, em 2012. “Numa das noites, depois da aula, eu e uns amigos saímos e ficamos na rua até de manhã. Antes de voltar pra casa, paramos na praia para dar um mergulho. Já tinha reparado que os europeus lidam com a nudez de forma diferente, mas, nesta manhã, todos (pessoas de várias nacionalidades) tiraram a roupa e entraram no mar sem questionar muito o corpo e a pele. Lembro de um senhor fazendo jogging, usando só tênis e uma viseira”, contou ao site.

iPhotoChannel_CamilaCornelsen2

Além disso, Camila não se sentia muito à vontade com o tipo de representação do nu que ela costumava encontrar em revistas, por exemplo, que tradicionalmente retratam a mulher debaixo de uma generosa camada de layers de Photoshop. “Nós, mulheres do dia a dia, sabemos que não é assim”.

A fotógrafa, que trabalha em São Paulo, tinha os elementos para iniciar seu projeto autoral: olhar o nu sob uma ótica mais feminina e mais ao natural, de um modo que as mulheres pudessem se identificar com o retrato delas mesmas, realizados sem retoque algum.

iPhotoChannel_CamilaCornelsen3

Camila começou seu ensaio convidando uma amiga. Depois, outras mulheres começaram a se candidatar. “Minha ideia é que qualquer mulher possa ser fotografada e por isso eu nunca criei um processo de seleção. Por questões geográficas, fotografo mais garotas em São Paulo e Curitiba, mas sempre que viajo aproveito para retratar alguém. Os ensaios são em sua maioria feitos na casa dessas candidatas, ou alguma locação que lhes deixem confortáveis”, explica, na página que criou no site de crowdfunding Catarse para captar recursos para publicar o livro. A meta, de R$ 66.400, não foi alcançada. A fotógrafa, porém, não desistiu da ideia e tem procurado outras formas de viabilizar seu projeto. E também pôde comemorar a visibilidade que a campanha conferiu ao X Real, fazendo-o bombar nas redes sociais, onde os ensaios seguem firmes. Confira aqui.
iPhotoChannel_CamilaCornelsen1

Livro - Fotografia de Bebês
Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel ([email protected])

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail