Autoral Inspiração

Conheça Awol Erizku, o fotógrafo de Beyoncé, e entenda o ensaio fotográfico

A fotógrafo Awol Erizku (à esquerda) e a foto que fez de Beyoncé grávida.
Fotografia de gestantes em estúdio

Quem esperava de Beyoncé um ensaio comportadinho e clássico de gestante muito provavelmente ainda não entendeu quem é a artista. Ou que, de fato, ela é uma artista. Não, Beyoncé não é o tipo de cliente que vai querer um ensaio comum. E para seu próprio ensaio não contratou um fotógrafo comercial, mas um artista com um trabalho autoral de muita relevância. Para simplificar: o ensaio fotográfico de Beyoncé não foi tradicional, comercial; foi conceitual, artístico e autêntico como a própria.

iphoto-fotografo-da-beyonce-awol (1)a
A foto de Beyoncé por Awol Erizku

Awol Erizku é o autor da principal foto do ensaio de gestante da cantora, imagem que já conta com mais de 9 milhões de likes – a foto mais curtida da história do Instagram. Erizku é um fotógrafo e artista de 28 anos, nascido na Etiópia e que atualmente reside em Nova York. Entre seus retratos, ele possui uma série impactante onde cria releituras de pinturas clássicas com modelos negras. E não se limita à fotografia, também usa a música, pintura e instalação como expressão artística. “Em cada uma de suas exposições, Awol lança o que ele chama de mixtape conceitual”, explica a BBC. Suas fotos já foram publicadas pela Vogue e o The New Yorker.

“O artista possui uma forte visão de um futuro onde os artistas negros têm o seu lugar na história da arte”, diz o Huffington Post.

"Garota com brinco de bamboo", de Awol, releitura do quadro “Garota com brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer.
“Garota com brinco de bamboo”, de Awol Erizku, releitura do quadro “Garota com brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer.

O ensaio de gestante de Beyoncé foi taxado como “brega”, especialmente por causa das cores intensas e chapadas, das folhas e flores. O fato é que esse tipo de uso da cor e simbologias são derivados da cultura africana, o que faz todo sentido para a cantora e sua família, que são afrodescendentes – e para o próprio fotógrafo, que é africano. E o achismo popular sobre a foto de Beyoncé só mostra nossa profunda ignorância em relação a esta cultura.

“No sonho estou coroada. Oxun, Nefertiti e Iemanjá rezam em torno de minha cama. Posso sentir cheiro de jasmim, eu acordo com alguém colocando uma coroa de flores sobre a minha cabeça”, escreveu Beyoncé em seu site.

Beyoncé e a filha Blue Ivy por Awol Erizku
Beyoncé e a filha Blue Ivy por Awol Erizku

No site, há várias outras mensagens, como “Mãe é um casulo onde as células faíscam, membros se formam, mãe incha e se estende para proteger seu filho, mãe tem um pé neste mundo e um pé no próximo, a mãe, Vênus negra”. Além das fotos de Awol Erizku, o ensaio completo também conta com imagens de Kaleb Steele (as fotos debaixo d’água) e de Daniele Vesco (fotos preto e branco).

Beyoncé e a simbologia de Oxum fotografada por Daniela Vesco
Beyoncé e a simbologia de Oxum fotografada por Daniela Vesco

As fotos foram inspiradas em entidades femininas africanas de poder, como Oxum, divindade feminina da religião ioruba, que representa águas doces, rios e cachoeiras, riqueza, amor, prosperidade e beleza. Essa simbologia é possível ver nas fotos em que ela está debaixo d’água de amarelo, cor de Oxum. Também há referências à Nefertiti, antiga rainha egípcia, Iemanjá, que representa a mãe e é considerada rainha dos mares na umbanda, e Vênus, deusa romana do amor e da beleza. Veja mais fotos do ensaio de Beyoncé, intitulado “Tenho Três Corações” (ela está grávida de gêmeos) no site da cantora, que também traz fotos de família e da trajetória do casal.

A vênus negra representada por Beyoncé na foto de Awol Erizku
A vênus negra representada por Beyoncé na foto de Awol Erizku

 


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

31 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Vale ressaltar que Oxum é orixá alem da beleza e do amor, Oxum é a fertilidade, a água doce, o líquido amniótico, a menstruação… Sem Oxum não é possível a gravidez. Por isso se fazem tantas referências a Oxum.

  • Achei a ideia do ensaio linda! mas a execução da peça em si não ficou muito bem acabada em minha humilde opinião. Acho que há um contraste de objetivos muito grande na composição: hora busca o real, hora a busca a referência e hora o abstrato sem que haja uma harmonia ou ao menos uma transição suave entre esses conceitos. A composição das cores está “interessante” apesar do choque a primeira vista, mas as composições de formas ficaram nada interessantes, com linha do olhar reta e monótona. Muito do que poderia ser aproveitado da beleza das texturas (incluindo o do cabelo dela) e o contraste com o fundo chapado foi pouco ou mal utilizado, deixando de lado o que poderia ser único. Se a intensão era ressaltar a beleza negra, o manejo com a luz quebrou isso por enfatiza uma pela mais clara, quase branca, e as flores hora em exagero lembrando um funeral hora murchas e amassadas resultaram em um desconforto estranho para algo que seria a celebração da vida e dos Orishas. Sutiãs “modernos” com lacinhos e detalhados brigam com a leveza e simplicidades dos tecidos. A única coisa que harmonizou foi a pintura corporal mal feita com a estátua de Nefertiti mal feita.
    Poderia ficar muito mais tempo aqui apontando detalhes técnicos como, em uma das fotos, a calcinha em um ponto áureo da foto, mas acho que ja deu para entendeu minha opinião pessoal. Como todo munto tem o direito de gostar do que bem entender, so espero que ela esteja feliz com suas fotos, o resto não importa pois o momento é dela e não da internet.

      • Que caixa? Acha mesmo que esse texto vai fazer todo mundo repensar e apreciar o ensaio? Parabéns pra Beyonce, se ela pagou e recebeu um ensaio que agradou ela, ela que precisa gostar mesmo. Mas continuo achando super brega, igual a maioria dos ensaios de maternidade.

        • Kkkkkk, concordo contigo em grau, gênero e caixa! Queria ver se fosse a Joana, Maria, Soraia e por aí vai, se iriam dizer isto tudo! E você quem está na caixa, kkkk!!!

      • acho que vc que não leu o dela..
        eu vi a mesma coisa, uma boa ideia que foi muito mal executada.

        ps. eu estudo arte ha mais de 2 decadas, não é “achismo”.

    • Nada ta um exagero, ta completamente como ela quis! Ela nao segue or dens ela da ordens! Tudo ali foi premeditado é a uma intencao para cada detalhe! O sutian e a calcinha simbolizam o sexo dos bbs. Menino e menina. É o reso tem a ver com a espiritualidade dela.

    • Querida releia o texto, se não entendeu releia novamente. Apenas! Ja parou pra pensar que nada foi por acaso e a simplicidade pode ser o objetivo ?

    • Concordo com o que você escreveu. Alguns aqui ficam puxando o saco só porque se trata da Beyoncé, que por ser ela; “ela pode tudo que fica fantástico”. Assim como enxergam o Neymar, “Ah, o Neymar é lindo, pode tudo!” Não vejo nada demais nas fotos, sou fotógrafo há décadas e na minha opinião aí não tem técnica nenhuma! Até minha filha de 1 anos faria esssas fotos sem graça. Agora se ela quis “causar” são outros 500!

  • O real não é perfeito.
    Este é um trabalho autêntico e não publicitário.
    Os padrões estéticos da indústria não são referência neste caso.
    A arte pura não depende da aceitação de ninguém.

  • sei la … essa primeira foto, ela de véu e de joelhos .. parece que ela está ajoelhada sobre um caixão e tem uma coroa de flores ao fundo … por mais autoral que seja, a foto passou um ar funebre e não de nascimento.

    • Dizer que é “ignorância em relação à cultura” é estar sendo ignorante e negligente em relação à própria sociedade. É olhar para o próprio umbigo e querer que o mundo gire em torno…

      No conceito de BOM GOSTO além da carga de diferentes tradições e culturas, que é o que a Ruca tentou explicar sem sucesso (pois isso não basta para formatar o conceito), há toda subjetividade sobre beleza, elegância e estilo (sim, é SUBJETIVO para cada indivíduo) E HÁ AINDA UMA CARACTERÍSTICA LEGÍTIMA, como para todos, chamada de “HARMONIA”. Aquilo que não é harmônico e proporcional e que ao mesmo tempo apresenta um aspecto antiestético é considerado como algo de MAU gosto.

      Por tal razão, nenhuma tradição ou cultura impera no conceito como um todo e, a enxurrada de comentários dizendo que a foto é de mau gosto, ou feia, etc é sim LEGÍTIMO e coerente.

      Podia ter explicado a questão cultural sem ter chamado o povo de ignorante! Fica a dica para as próximas!!

      • Oi Luciana.
        Não falo em nenhum momento que você não pode achar de mau gosto. Na verdade, opinar é livre, e sim, considero que a “enxurada de comentários”, que são praticamente iguais, o que denota uma opinião de massa, um senso comum; essas opiniões (apesar de ser uma só no fim das contas) são também legitimas. Mas isso não quer dizer que seja a única e absoluta verdade. Assim como meu texto não é.

        Fico feliz por esse texto ter provocado de fato uma reflexão em relação à minha, à sua e à nossa provavel ignorância e desconhecimento de uma cultura tão intrínseca à cultura brasileira. Quem está acostumado com a simbologia da umbanda, por exemplo, vê ali uma familiaridade, não uma excentricidade, um mau gosto. Quem é comum a esta cultura muito provavelmente se sinta representado por este ícone pop tão grande que é a Beyoncé.

        Por fim, acredito que arte não existe apenas para o prazer, o deleite humano, para ser “bonita”. É justamente um conceito subjetivo, pessoal. A ideia aqui é que possamos ir além de “ah, isso é mau gosto” e refletir sobre esta obra. É bom para a vida aumentarmos cada vez mais nossa bagagem cultural, nossa visão, o mundo é vasto. Deixo aqui uma frase de Rainer Maria Rilke:

        “As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas”

        Abraço e obrigada por seu comentário!
        Ruca S.

      • Ótimo comentário Luciana, parabéns!
        E por criticarmos algo ou mesmo acharmos brega, somo mal amados ou frustrados com a própria vida! Putz, é cada coisa que aparece!

  • Eu só acho uma coisa: A Beyonce queria causar mesmo e colocou uma foto tosca mesmo e foi comentado pra caramba e é sucesso de visualizações. Feio ou não quem se deu bem foi o fotografo que ficou mega famoso. Eu também achei horrível tudo que vi e não dá para perdoar as flores que SIM parecem uma coroa de flores de funeral…

  • Pessoas mal amadas e frustradas cco a Propria vida, semp. Vão. Criticar o proximo .
    Beyonce registrou momento mae de gemilar da forma q ela quiz e gostou . e um momento q ela registrou p ela guardar d recordação.
    Não. Posou por marketing, ela ta gravida com seus milhoes e realizada , e vcs criticos continua com a mera vida frustrada e margurada de despeito . Não. Sou fã dela, mas nao à cricritico e nem a elogio .
    A vida é Dela e ese ela fez oq quiz é problema dela tbm .
    Beyoncé Parabéns pela gestação.
    P.S = Fahell

  • Nota 10 para a idéia e nota 0 para a execução. Achei muito bacana e genuíno o desejo de retratar a gravidez com base na sua espiritualidade e ascendência. Mas as fotos poderiam estar com uma luz melhor trabalhada. Não é questão de luz chapada, difusa, suave ou forte. Parece um David Lachapelle muito, mas MUITO mal feito…

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail