Fotografia Analógica

Kodak relança clássico filme Ektachrome e planeja trazer Kodachrome de volta

Foto: Jussi
Fotografia de gestantes em estúdio

Com o bum da fotografia digital dos anos 2000, muito da fotografia analógica, de filme, foi perdida. Muitos filmes clássicos foram descontinuados e um deles, muito querido pelos fotógrafos analógicos, é o Ektachrome. Acontece que, ao contrário do que se pensava, a fotografia analógica não morreu. Entusiastas e apaixonados em todo o mundo ainda continuam fotografando com filme, sem precisar por isso largar o digital. Os dois formatos coexistem em harmonia.

iphoto-kodak-ektachrome-kodachrome-4

Eis que a Kodak, de olho nesse comportamento, relançou na última semana o Kodak Professional Ektachrome, filme que usa processo de revelação E6, que havia sido descontinuado em 2012. O anúncio foi feito na CES, em Las Vegas, “para o deleite dos entusiastas da fotografia analógica em todo o mundo”, disse a Kodak Alaris.

“A reintrodução de um dos filmes mais emblemáticos é apoiada pela crescente popularidade da fotografia analógica e um ressurgimento na filmagem”, diz Kodak Alaris.

“As vendas de filmes fotográficos profissionais têm vindo a aumentar nos últimos anos, com profissionais e entusiastas redescobrindo o controle artístico oferecido pelos processos manuais e a satisfação criativa de um produto final físico”.

Foto: Judit Klein
Foto: Judit Klein

O filme Kodak Ektachrome é conhecido por seu grão extremamente nítido, cores limpas, tons e contrastes, e foi conhecido por ser usado em grandes revistas por muitos anos, como a National Geographic. Ele é revelado “transformando a imagem do filme em um positivo, sendo possível visualizar as cores reais a olho nu”, explica o site especializado em fotografia analógica Queimando o Filme. É possível revelar o Ektachrome no processo comum de revelação, porém as cores ficam saturadas e as imagens obtém um contraste exagerado.

Porém, o Ektachrome deve ser apenas o início. De acordo com Steven Overman, da Kodak, o Kodachrome deve também voltar à vida. Filme analógico tão queridinho que teve direito a ganhar música de Paul Simon, o Kodachrome marcou gerações.

A informação foi divulgada através do podcast The Kodakery:

“Temos sido questionados o tempo todo por cineastas e fotógrafos ‘vocês vão trazer de volta alguns desses filmes icônicos como Kodachrome e Ektachrome?'”, diz Overman. “Eu vou dizer, estamos investigando o Kodachrome, olhando para o que seria necessário para trazê-lo de volta […] o Ektachrome é muito mais fácil e mais rápido para trazer de volta ao mercado […], mas as pessoas gostam de produtos da herança Kodak e eu sinto, pessoalmente, que temos a responsabilidade de corresponder esse amor”.

O novo filme Ektachrome estará disponível em 35mm e chegará ao mercado no final de 2017. Os preços ainda não foram divulgados. Veja algumas fotos feitas com o Ektachrome:

Foto: Robert Davies
Foto: Robert Davies
Foto: Takayuki Miki
Foto: Takayuki Miki
Foto: Kah Wai Sin
Foto: Kah Wai Sin

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

4 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail