Fotografia Analógica

A fotografia analógica vai existir nos próximos 15 anos?

Foto: Markus Spiske
Black Friday Antecipada

A fotografia analógica ainda vai estar por aí em 15 anos? É isso que indaga o movimento Save Analog Cameras (#saveanalogcameras), encabeçado pelo site Camera Ventures, da Finlândia. Seu precursor, o fotógrafo Juho, conta que começou a se questionar sobre o futuro de seu filho pequeno, e se perguntar se acaso a fotografia de filme e as câmeras analógicas existirão neste futuro.

“Há sérios problemas que precisamos superar se queremos manter a fotografia analógica viva para a próxima geração”, explica Juho.

Para conseguir essa resposta, durante nove meses entrevistou 300 pessoas de todo o mundo, especialmente aqueles que ainda trabalham com componentes analógicos como filmes e químicos de revelação. Obteve assim um panorama completo do atual estado da fotografia analógica, que se mostrou complexo. “A verdade é que não há uma resposta curta para essa pergunta”, escreveu em seu artigo.

Apesar das boas notícias sobre retorno de filmes ao mercado, como da Kodak, e do grande sucesso das câmeras instantâneas Instax Mini da Fujifilme, Juho começou a se perguntar se essa sensação de positividade não seria, na verdade, uma bolha de informação das suas redes sociais.

“Eu decidi descobrir o que a indústria da fotografia realmente pensa, então entrei nos escritórios e lojas dos caras cujo trabalho tinha atendido a comunidade analógica por décadas. Lá eu encontrei uma atitude completamente diferente – até mesmo companhias do núcleo que sopraram vida na cena análoga por décadas – como Noritsu – riram das minhas perguntas”, relata o fotógrafo.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Porém, apesar do humor pessimista dessas empresas, Juho acredita que ainda é possível reconstruir a indústria com base na paixão pela fotografia analógica, com empresas menores que produzem e disponibilizam materiais de forma suficiente para o que ele chama de “membros do núcleo da cena analógica”, aqueles que amam e não veem substituição para a fotografia de filme.

“À luz das notícias recentes, eu acredito que a primeira luta para o filme como um formato já foi ganha, e agora estamos entrando no próximo conjunto de problemas”, comenta Juho.

E quais são esses problemas?

Essencialmente são quatro empecilhos: as maquinas atuais de revelação e digitalização terão de ser aposentadas; as grandes linhas de produção de filmes terão de ser aposentadas; as câmeras se aposentarão, se não tiverem um serviço de manutenção; e as câmeras já disponíveis não estão realmente disponíveis. “Para salvar a fotografia analógica, precisamos salvar as câmeras”

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

E como resolução destes problemas, o fotógrafo acredita que os dois primeiros seriam atualizados pelo aumento da demanda, e os dois últimos entram em seu movimento “Salve as câmeras analógicas” (Save Analog Cameras). O Camera Ventures é uma startup que pretende justamente salvar as câmeras, criando um ecossistema que dê conta de repará-las enquanto ainda há tempo (afinal, novas câmeras analógicas de alto padrão não são mais produzidas para este mercado).

“Trabalhar juntos globalmente é a chave”

E qual é a solução?

Para estruturar este movimento de forma global, o Camera Ventures criou um formulário que pretende mapear usuários, hábitos fotográficos e as lojas no mundo que realmente se preocupam com a fotografia analógica. Clique aqui para responder ao formulário (em inglês).

Como finalidade, a ideia do movimento é levar a todos os lugares possíveis a estrutura que já existe e funciona na Finlândia, uma plataforma chamada Kameratori.com, organizando o mercado e percebendo o real tamanho e demanda por produtos analógicos.  “A Kameratori oferece câmeras profissionais na Finlândia e na Dinamarca. Todos os vendedores listam os itens com os mesmos padrões e vendem os itens com custos postais fixos em todo o mundo”, sendo que todos eles passam por testes para manter um alto padrão de qualidade das câmeras antigas e usadas.

Você pode também ler o artigo completo (em inglês) na página do Camera Ventures. Siga o Camera Ventures no Instagram.

Foto: Little Visuals
Foto: Little Visuals

 


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail