Faça você mesmo

Como transferir uma fotografia para a madeira em casa?

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Hoje em dia, com a evolução tenológica de impressão, parece não existir limite para os suportes onde a fotografia pode ser impressa, saindo to papel tradicional para o tecido e objetos diversos. Embora possam parecer complexas, algumas dessas técnicas não são novas e algumas são simples o bastante para serem feitas em casa. É o caso da transferência de fotografia para madeira, que pode ser uma ótima opção para a criação de uma memorabília ou até mesmo para produtos comerciais.

O fotógrafo James Brandon publicou no site Digital Photography School um tutorial que mostra de forma prática como transferir uma fotografia para madeira:

1. Materiais necessários

  • Foto impressa a laser em papel comum
  • Madeira cortada no mesmo tamanho da foto
  • Gel medium acrílico
  • Pincel para aplicar o gel na madeira
  • Faca de manteiga (de plástico) ou instrumento liso
  • Stain para madeira e estopa (opcional)
  • Pigment0 (opcional)
  • Lixadeira ou lixa d’água
  • Cera para suavizar e selar a impressão
  • Pincel (ou flanela) para aplicar a cera
  • Suportes de fixação (se forem usadas mais de uma peça de madeira)
  • Suportes de suspensão para colocar na parede

2. Escolhendo uma foto

O primeiro passo é encontrar a imagem certa que você deseja transferir para a madeira. Como a família de James tem uma ligação intima com aviação, ele decidiu utilizar uma foto de um avião para decorar o quarto do seu primeiro filho que está por vir. Para dar uma aparência vintage à foto, ele usou o Lightroom para convertê-la em preto-e-branco, aumentar o contraste e adicionar um pouco de grão.

3. Imprimido a foto e conseguindo a madeira

Muito importante: a imagem deve ser impressa a laser. Jato de tinta não funciona com esse processo.

James decidiu fazer uma impressão de 20×30, então levou o arquivo em um pendrive até uma loja Staples (rede de lojas para escritórios). Em seguida, ele foi até uma loja que vende produtos para o lar e construção civil, onde comprou dois pedaços de madeira que juntos medem 20×30” (50x76cm).

4. Aplicando o gel medium na madeira

Aplique uma camada única do gel medium em toda a superfície da madeira. Cuidado com a quantidade. Se a camada ficar muito espessa, será difícil sair do papel quando terminar. Muito fina e o papel não fica preso em certos pontos e a impressão pode não ser transferida.

Depois que o meio de gel é aplicado, é hora de colocar a face impressa na madeira. Esse é um processo delicado e sem dúvidas haverá bolhas de ar na impressão. Faça o seu melhor para suavizar e eliminar o maior número possível delas. Use uma faca de manteiga (de plástico) ou qualquer outra ferramenta de plástico como uma régua. Deixe descansar durante a noite.

5. Removendo o papel da madeira para revelar a impressão

Molhe o papel com água e use os dedos para esfregar. O papel começará a esfarelar, revelando a impressão sobre a madeira. Algumas partes sairão mais facilmente do que outras, portanto, saiba que seus dedos e mãos podem ficar um pouco cansados ​​no final. Todo este processo pode ter que ser repetido várias vezes e provavelmente levará cerca de 10 a 20 minutos.

6. Finalizando a impressão

A esposa de James, Kristin, queria que a impressão parecesse antiga e vintage, então eles aplicaram uma única camada de stain a toda a superfície. É  importante ter cuidado com o stain, pois quanto mais tempo deixar na madeira, mais escuro será o efeito das manchas.

Em seguida, eles lixaram as bordas para remover o excesso de gel e desgastar a madeira. Em seguida, usaram um produto chamado Pigment para desgastar as bordas da impressão (quase como uma vinheta com textura). É muito mais escuro que o stain, então use com moderação.

Finalmente, eles adicionaram uma camada de uma cera em pasta para selar a impressão e torná-la agradável e suave. Use um pincel ou flanela para aplicar uma camada fina à impressão. Deixe secar e depois passe um pano.

7. Pendurando a impressão

Como James usou dois pedaços de madeira, precisava de alguns suportes para garantir que as madeiras ficassem unidas. Você pode achá-los em qualquer loja de material de  construção. James usou quatro em diferentes ângulos e em seguida parafusou alguns suportes de montagem para pendurar na parede.

Importante: certifique-se de que os parafusos que você usar para montar os suportes na parte de trás não sejam mais longos do que a espessura da madeira.

Resultado final:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!