Exposição Fotografia documental

“Viventes” traz fotos e histórias de sobreviventes do holocausto que vieram para o Brasil

Foto: Marian Starosta
Fotografia de gestantes em estúdio

Inicia neste sábado, a partir das 16h, a exposição Viventes, com obras da fotógrafa Marian Starosta e curadoria de Eder Chiodetto. A mostra ocorre no Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário da  PUC Rio, com visitação até 11 de agosto.

Foto: Marian Starosta
Foto: Marian Starosta

A mostra será uma instalação construída a partir de histórias orais, de retratos dos sobreviventes e do contexto em que vivem hoje 29 viventes que chegaram ao Brasil após terem escapado do holocausto. Haverá também fotografias de objetos e documentos registrados a partir de visitas da fotógrafa.

Foto: Marian Starosta
Foto: Marian Starosta

O projeto foi iniciado em 2013 com o objetivo de fazer um inventário dos sobreviventes do holocausto que vivem hoje no Brasil – com idades entre 70 e 110 anos eles são os últimos testemunhos vivos do terror que se viveu na Segunda Guerra Mundial contra os judeus.

Foto: Marian Starosta
Foto: Marian Starosta

Depois de Porto Alegre, onde foi exibido dentro da programação do FestFoto Poa, Viventes chega ao Rio de Janeiro, participando do FotoRio2016. Ainda neste ano será lançado o livro que, além das fotografias de Marian Starosta, terá textos do rabino Nilton Bonder, da artista Leila Danziger, do curador Eder Chiodetto, do fotógrafo Rony Maltz e da historiadora Laura Trachtenberg com projeto gráfico de Elisa Von Randow.

Foto: Marian Starosta
Foto: Marian Starosta

Marian Starosta é formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre. RS) e Mestre em Comunicação pela Unisinos (São Leopoldo, RS). Foi coordenadora de Artes Visuais na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Em 2002 transferiu-se para Nova York a fim de completar o Programa de Certificado em Tempo Integral em Fotografia no International Center of Photography. Hoje, além de produzir suas séries fotográficas também atua como professora e diretora artística e pedagógica no Ateliê da Imagem Espaço Cultural – escola-referência do Rio de Janeiro.

Foto: Marian Starosta
Foto: Marian Starosta
Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail