Exposição

No Rio: CCBB apresenta retrospectiva de Raymond Depardon

Autorretrato, Paris, 1959
Black Friday Antecipada

Nesta quarta-feira (1), o CCBB Rio apresenta uma retrospectiva do fotógrafo e cineasta Raymond Depardon. A exposição “Un moment si doux” reúne cerca de 170 fotos em cores e de dimensões variadas de autoria desse multitalentoso artista francês. Já a “Mostra Depardon Cinema” vai exibir 28 de seus filmes, principalmente documentários, entre 3 e 22 de janeiro de 2018.

As fotografias foram tiradas em vários países da Europa, África e América Latina, incluindo Brasil. Produzidas entre 1950 e 2013, sendo a maior parte inédita, as imagens estiveram expostas entre 2014 e 2015 no imponente Le Grand Palais, em Paris, no museu MUCEM, em Marselha, e, recentemente, no Centro Cultural Recoletas na Argentina.

Província de Cantin, Chile, 1971

“Eu não sabia que eu era um fotógrafo da cor. Mas ela sempre esteve lá, desde o início. Eu sempre vi a cor como algo muito suave, ao contrário do preto e branco, com que eu me torno mais maniqueísta, querendo mostrar ao mundo que sofre. Na cor, eu sou completamente diferente. Eu estou mais ligado a minha infância feliz na fazenda dos meus pais, ao desejo amoroso também”, comenta Depardon.

Para a mostra de cinema foram selecionados os 28 filmes mais importantes da carreira de Depardon, produzidos entre 1969 e 2017. Seu trabalho foi consagrado com inúmeros prêmios no mundo inteiro: Gran Premio Nacional da Fotografia, César de Melhor Documentário, Prêmio Louis Delluc, entre outros.  Além da exibição dos longas-metragens, o cineasta participará de uma palestra sobre documentários.

Harar, Etiópia, 2013

A exposição “Un moment si doux” fica em cartaz até 22 de janeiro de 2018 e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, de 9h às 21h. A mostra “Depardon Cinema”  entra em cartaz em 3 de janeiro de 2018 e vai até 28 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita (retirada de ingressos para a mostra uma hora antes do início da sessão). O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail