Exposição

IMS inaugura 1ª biblioteca do país dedicada exclusivamente à fotografia

Black Friday Antecipada

O Instituto Moreira Salles – IMS inaugura nesta quarta-feira (20), em São Paulo, o seu novo centro cultural que abrigará toda a programação organizada pelo instituto na cidade. O prédio de 7 andares foi realizado a partir de conceitos sustentáveis e tem mais de 1200m² de espaço para exposições, cineteatro, livraria, café e restaurante. No primeiro andar do novo edifício, está instalada a primeira biblioteca inteiramente dedicada a publicações fotográficas no Brasil, que tem capacidade para abrigar 30 mil itens.

Segundo o curador, Miguel Del Castillo, o objetivo é que “a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista seja um espaço de encontro com o livro fotográfico, aberto tanto para pesquisadores especializados como para o público interessado. E que seja uma biblioteca ativa, propositiva: há um espaço para exposições de recortes e seleções temáticas do acervo, por exemplo; além disso, um sábado por mês promoveremos a roda de conversa Fotolivro de Cabeceira, e na sala de aula que fica suspensa sobre as mesas de consulta haverá cursos relacionados. Outras iniciativas virão, como o projeto de digitalização, e mais”

O acervo da biblioteca divide-se em obras gerais, selecionadas pela curadoria por meio de aquisições ou doações, e coleções especiais. São publicações de e sobre fotografia, que contemplam também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Steidl.

Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista | Foto: Maria Clara Villas/Revista Zum

Na abertura do espaço para pequenas exposições de livros, foram selecionados 10 títulos sobre a cidade de São Paulo, desde clássicos e raros como São Paulo: Fastest Growing City in the World (1954), com fotos de Peter Scheier e organizado por George Rado, e Paranoia (1963), com imagens de Wesley Duke Lee e poemas de Roberto Piva, até publicações recentes, como Centro (2015), de Felipe Russo, e Roose, de Marina Nacamuli (2017).

Fachada do centro cultural do IMS na Avenida Paulista, em São Paulo

Para mais informações sobre a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista, acesse o site do IMS.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail