Fotografia modifica o cotidiano de jovens na periferia de SP

Para aproximar a arte do cotidiano dos jovens da periferia da Vila Maria e mostrar que a experiência sensorial e estética também pode ocorrer fora das galerias conceituais, o projeto Caminhos da Arte, concebido pela Aymberê Produções Artísticas, realiza no Parque Vila Maria, bairro da zona norte de São Paulo, diversas atividades relacionadas ao universo da Fotografia.

“A ideia é que esses jovens, a partir do projeto, exerçam um novo olhar sobre si mesmos e o território que vivem, com mais autonomia e criatividade”, explica a diretora de produção da Aymberê Produções Artísticas, Patricia Souza.

Desde o início de agosto, o projeto reúne uma série de atividades sobre Fotografia para os alunos do ensino fundamental da escola EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves. De curadoria múltipla, formada pelo artista convidado, Daniel Kfouri, pela produtora cultural Patricia Souza Ceschi, a arte-educadora Patricia Marchesoni e os fotógrafos André Spínola e Ricardo Rios, Caminhos da Arte visa promover o empoderamento dos jovens da comunidade para que, com base nos conceitos aprendidos, realizem suas produções artísticas individuais.

Alunos na abertura da exposição de Daniel Kfouri
Alunos na abertura da exposição de Daniel Kfouri

A primeira ação do projeto foi a exposição fotográfica Daniel Kfouri – Caminhos da Arte :: Fotografia, uma mostra com 20 imagens presentes nas paredes da escola até o dia 30 de setembro, elaborada exclusivamente para apreciação dos alunos e que tem como tema o esporte e a vida.

“A exposição causou um grande impacto, pois era a primeira vez que muitos dos alunos estavam tendo contato com a Fotografia como Arte. Sendo assim, a possibilidade do curso tornou-se um atrativo, principalmente para aqueles que, de alguma forma, assimilaram melhor a proposta artística”, conta o professor de História e Geografia, Felipe Yanez, que leciona na EMEF Paulo Carneiro desde 2012.

Alunos na abertura da exposição de Daniel Kfouri
Alunos na abertura da exposição de Daniel Kfouri

Esse contato inicial foi também um convite para o curso de introdução à Fotografia no espaço da Viação Cometa, ministrado pelos professores André Spínola e Ricardo Rios, que contou com 25 inscrições e teve suas aulas iniciadas em 30 de agosto. Com aulas duas vezes por semana, até novembro, ao final do curso os alunos apresentarão uma exposição coletiva, juntamente com as obras do fotógrafo Daniel Kfouri, prevista para entrar em cartaz em janeiro de 2017, em centro cultural público a definir.

Foto: Daniel Kfouri
Foto: Daniel Kfouri

Outra atividade complementar é formação de professores em leitura de imagens e ação educativa, dirigida pela arte-educadora Patricia Marchesoni que, em abordagem teórica, compreenderá história da Fotografia, História da Arte, Estudos de Composição, Ética do Fotógrafo e Reflexões sobre os conteúdos abordados pelas ações de sensibilização do projeto. Ainda como parte destas ações, Patricia irá guiar alunos do nono ano em visitas aos espaços expositivos da Casa da Imagem, em setembro, e ao MIS, em outubro.

Bate papo com Daniel Kfouri
Bate papo com Daniel Kfouri
Foto: Daniel Kfouri
Foto: Daniel Kfouri

Artigos relacionados