Exposição

Em SP: Sesc 24 de Maio recebe a exposição “Jamaica, Jamaica”

Foto: Beth Lesser
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Estreia nesta quarta-feira (14), no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, a exposição “Jamaica, Jamaica”. Concebida pela Cité de la musique – Philharmonie de Paris e com curadoria do jornalista e diretor cinematográfico francês Sébastien Carayol, a mostra fica em cartaz até 26 de agosto.

“Jamaica, Jamaica” apresenta um panorama cronológico e histórico sobre a música jamaicana através de oito núcleos, nos quais, em conjunto, traçam um olhar político, social e cultural, tendo a produção musical da ilha como fio condutor desta história, além das pesquisas realizadas pelo núcleo sobre a expansão da música jamaicana no Brasil – Maranhão, Bahia e São Paulo.

A exposição busca reconhecer parte da história por meio do olhar para os conflitos e encontros pós-coloniais que levaram a um movimento musical único e universal. Para ilustrar a diversidade e patrimônio, foram reunidas fotografias, capas de álbuns, instrumentos musicais, folhetos, materiais gráficos das festas de rua, documentos, áudios e imagens de coleções particulares e instituições.

Foto: Beth Lesser

Além dos acervos reunidos por Carayol, oriundos de acervos e coleções da Jamaica, Grã-Bretanha e França, a exposição no Sesc São Paulo conta com conteúdo especialmente pesquisado para esta montagem, reunido a partir da pesquisa de um grupo curatorial convidado, que apresenta desdobramentos e impactos da cultura da Jamaica no território brasileiro.

Objetos, documentos e imagens vindos do Maranhão, Bahia e São Paulo fazem parte do histórico brasileiro: São Luís, conhecida como a “A Jamaica Brasileira”; a região do Recôncavo baiano, onde se mantiveram as raízes jamaicanas tradicionais do rastafári, e em Salvador, onde houve grande influência do reggae na música local -particularmente no samba reggae e nos blocos afro; e São Paulo, com os bailes de Dancehall e Reggae da periferia ao centro da cidade, fortalecendo a cultura soundsystem local.

A exposição contará com uma vasta programação integrada, com cursos, palestras, encontros e oficinas e conta também com projeto educativo proporcionando visitas orientadas e ateliês no espaço da exposição.

Foto: Beth Lesser

“Jamaica, Jamaica” fica em cartaz até 26 de agosto de 2018 e pode ser visitada gratuitamente de terça a sábado, de 9h às 21h e aos domingos e feriados de 9h às 18h. Classificação etária: 12 anos. O Sesc 24 de Maio fica na Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo/SP. Mais informações: (11) 3350-6300.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!