Exposição

Em SP: IMS recebe exposição de fotógrafo mineiro com imagens do início do século XX

Múltiplas exposições em uma mesma chapa de vidro | Chichico Alkmim/Acervo IMS
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Nesta terça-feita (23), o IMS Paulista realiza a abertura da exposição “Chichico Alkmim, fotógrafo”. A mostra apresenta imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. Durante a abertura, às 18h, será realizada a exibição do filme “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira, seguida por uma visita guiada com Eucanaã Ferraz, curador da mostra, às 19h30, na Galeria 3.

“Chichico é daqueles fotógrafos que parecem ter o poder de fazer vir ao primeiro plano a vida de seus modelos. E é patente a densidade existencial que se expressa no conjunto de características físicas que chamamos fisionomia, compreendida como a realização momentânea de um destino”, afirma Eucanaã Ferraz, no texto que abre o catálogo.

Francisco Augusto Alkmim (1886-1978) estabeleceu-se em Diamantina depois de viajar por Minas Gerais vendendo joias com o pai. Ao chegar, encontrou uma cidade que já se distanciava dos dias de glória do período da farta exploração de diamantes. Chichico registrou as mudanças nesse universo, que flutuava entre a modernização e a tradição, fotografando a paisagem e seus habitantes.

A exposição sintetiza em ordem cronológica as fases do trabalho do fotógrafo, apresentadas em salas ambientadas. Além das fotografias, será possível consultar mais de uma centena de negativos de vidro iluminados, formando uma espécie de vitral, bem como objetos originais do laboratório de Chichico e uma máquina de fole semelhante à utilizada pelo fotógrafo.

A mostra “Chichico Alkmim, fotógrafo” fica em cartaz até 15 de abril e pode ser visitada de terças a domingo, de 10h às 20h e às quintas, de 10h às 22h. A exibição do filme e a visita guiada possuem lugares limitados e a distribuição de senhas será feita 30 minutos antes de cada evento. O IMS Paulista fica na Avenida Paulista, 2424/2440, São Paulo/SP. Mais informações pelo site ou telefone (11) 2842-9120.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!