Em BH: Evento promove encontro entre patrimônio e fotografia

Na próxima quarta-feira (16), Belo Horizonte recebe o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, evento dedicada à imagem, à memória e ao patrimônio. Com uma vasta programação gratuita, as atividades ocuparão a Praça da Liberdade com galerias à céu aberto, projeções de fotos, oficinas, feira, debates e caminhadas fotográficas. O evento é uma realização do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em parceria com a agência mineira Nitro Imagens.

O evento celebra 2 datas importantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto) e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto). Para isso, instituições públicas e privadas, grupos, coletivos, artistas e pensadores do Brasil e da América Latina foram convidados para apresentarem ao público diversas formas de interação entre as duas áreas.

“A proposta deste encontro entre patrimônio e fotografia é olhar a produção fotográfica para além de seu realismo”, afirma a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. “É buscar nessa produção os movimentos do tempo, mudanças e permanências, somados às memórias afetivas e à diversidade de formas de ver e retratar o cotidiano e compreender a fotografia como produção cultural, documento, acervo, patrimônio cultural”.

Abertura

A abertura do evento acontece com a roda de conversa “Política de preservação, imagem e patrimônio”, no Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB), que terá a presença de representantes de duas instituições latinas de destaque na preservação de acervos e difusão da fotografia: Sergio Burgi do Instituto Moreira Salles (IMS) e Daniel Sosa do Centro de Fotografia de Montevideo (CdF). Além do debate, o público poderá ver a mostra de fotolivros do CdF e do IMS, organizada pelo Foto em Pauta.

Confira a programação completa no site do evento: www.fotografiaepatrimonio.com.br

Artigos relacionados