Dicas de Fotografia Estúdio Retrato

Como fazer grandes retratos sem precisar de um estúdio caro

Como montar a pose perfeita

“Ser rápido é o meu negócio”, diz o fotógrafo de celebridades francês Philippe Echaroux. Embaixador da Hasselblad e da Elinchrom, Philippe ensina uma forma muito simples e barata de fazer grandes retratos. Por gostar de simplicidade e fluidez em seu trabalho, Echaroux abandonou o estúdio de luxo por uma configuração enxuta num canto de uma sala.

Frederick | Foto: Philippe Echaroux
Frederick | Foto: Philippe Echaroux

Sua intenção é provar que as limitações muitas vezes podem servir como um impulso criativo. “Eu gosto da ideia de desafiar a mim mesmo e sair de minha zona de conforto”, diz. Na sessão com poucos equipamentos, os modelos inicialmente ficaram surpresos e hesitantes, podem Echaroux explicou-lhes que aquilo era uma experiência.

“Eu realmente acho que não teria feito o mesmo retrato no estúdio”, disse o fotógrafo ao DigitalRev.

Isabelle Recadre | Foto: Philippe Echaroux
Isabelle Recadre | Foto: Philippe Echaroux

E quais as configurações para os retratos? O “estúdio” foi montado na escada do lado de fora do estúdio de luxo, ao lado de um elevador. “O espaço era tão apertado que tivemos que prestar atenção às pessoas que saiam do elevador, uma vez que um passo em falso poderia facilmente ter derrubado a minha luz”. Para o fundo, ele usou uma blusa preta de uma mulher que estava no local. Colou um painel preto com cola bastão na parede para minimizar o reflexo da superfície branca:

iphoto-como-fazer-retrato-sem-estudio-caro-3

Como falamos no início sobre as marcas das quais Echaroux é embaixador, ele usou uma câmera médio formato Hasselblad H5D-50c com uma lente 100 milímetros f/2.2, o que proporcionou uma profundidade de campo mais rasa (mais desfoque no fundo), e apenas um flash portátil, o Elinchrom ELB 400.

Jean Paul | Foto: Philippe Echaroux
Jean Paul | Foto: Philippe Echaroux

Foto: Philippe Echaroux
Foto: Philippe Echaroux
Foto: Philippe Echaroux
Foto: Philippe Echaroux

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

9 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Realmente não precisou de um estúdio caro, apenas uma Hasselblad H5D-50c($35,995.00) com uma lente 100 milímetros f/2.2($4,470.00) e um flash Elinchrom ELB 400($1,648.99). Tentando imaginar o alcance dessa simplicidade 😀

    • …e softbox do tamanho de uma barraca de praia, a meio metro dos modelos.

      De qualquer forma, abstraindo o equipamento, é realmente uma ideia simples, montar um mini-estúdio em qualquer lugar.

      Alguém com equipamento podia fazer uma tentativa com uma Rebel, a lente do kit, e uma sombrinha com um YN560IV. Eu tenho a rebel com a lente do kit, mas não tenho o flash remoto nem a sombrinha. Só para comparar a diferença que o equipamento faz.

      • Pensamos nisso, seria incrível se alguém pudesse fazer a experiência :)!
        Tenho a leve impressão que daria certo também. Até porque uma lente de kit em 55mm tem o fator de crop numa câmera Rebel, ficaria com o aspecto de 82,5. Só complicaria a abertura. Ele usou f/2.2, a lente do kit em 55mm ficaria em f/5.6. A profundidade de campo não ficaria tão rasa assim, mas vale tentar.

  • Mano, com este equipo ate foto da minha axila fica incrivel!!! Tao simplorio o rapaz… Ohh dó! Eu tb trabalho na sala de casa, ha 7 anos. Td meu portfolio foi feito aqui. Tenho um janelao com uma luz solar q ajuda muito, ate deixo meu elinchrome (mais simpinha –
    verdade) de lado. Faco bastante retrato no fundo preto. Se a pessoa tiver cabelo claro (ou careca) e olho azul funciona muito pq o contraste da uma mega intensidade no olho. Veja q tds retratados dele seguem esta formula. Sei la. Muito facil falar em simplicidade nestes valores… Com esta formula da beleza do branco europeu… http://soraiacostaphotography.tumblr.com/

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail