Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Sony anuncia nova Cyber-shot RX10 IV com autofoco mais rápido do mundo

Como montar a pose perfeita

A Sony anunciou o lançamento da Cyber-shot RX10 IV, nova câmera de alta velocidade para sua linha de superzoom com sensor de uma polegada. Graças ao processador Bionz X (emprestado da A9), ela pode disparar em 24 frames por segundo com AF e AE e pode gravar até 249 imagens JPEG (112 Raw). O autofoco de 0,03s é reivindicado como o mais rápido do mundo. É o primeiro modelo da série com tela sensível ao toque.

“Com a combinação incomparável de velocidade AF e rastreamento, desempenho de disparo contínuo, ampla gama de até 600mm e excelente qualidade de vídeo, a RX10 IV oferece mais flexibilidade em um pacote singular do que qualquer outra no mercado. É talvez a mais versátil câmera ‘tudo em um’ que a Sony já criou, oferecendo uma quantidade aparentemente infinita de possibilidades criativas para fotógrafos e videomakers”, disse Neal Manowitz, vice-presidente de imagens digitais da Sony Electronics.

É a primeira câmera RX10 a incluir a detecção de fase no sensor, com 315 pontos AF cobrindo 65% do quadro (pouco mais de 80% em cada direção). Também é a primeira Cyber-shot a incluir o sistema de rastreamento AF High Density da Sony, utilizado na A9.

A lente possui 24-600mm e estabilização de imagem óptica incorporada, avaliada em 4.5 stops de redução de agitação. Um interruptor de limitação de alcance de foco foi adicionado ao lado da lente, com uma escolha de ‘All’ ou 3m-infinito.

O sistema touchpad pode ser limitado a usar uma das 9 regiões diferentes da tela, para se adequar ao olho que você dispara e a qual orientação você usa a câmera. Ela oferece modos relativos e absolutos, para definir como o ponto AF é movido. A RX10 IV também possui um LCD com touchscreen de 1,44 M de inclinação com “touchpad AF”, bem como um visor eletrônico OLED de 2,36M.

Há também um modo de vídeo de proxy que captura um fluxo de 720p ao lado da metragem de 4K, para acelerar o fluxo de trabalho de edição. Também captura o vídeo UHD 4K 24p/30p com autofoco de detecção de fase, retirado da captura superamplada para altos níveis de detalhes. É possível ainda gravar imagens de 1080p em até 120fps. Veja abaixo um vídeo de exemplo filmado com a nova câmera:

A Sony Cyber-shot RX10 IV chega ao mercado a partir de outubro deste ano por US$ 1.699.

Fonte: DPReview


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail