O revestimento anti-água da Tokina para lentes

A fabricante japonesa de lentes Tokina lança filtro que promete tornar as gotas d’água invisíveis à lente da câmera.

O filtro anti-gota d'água da Tokina
O filtro anti-gota d’água da Tokina

Aquela chuvinha que costuma atrapalhar ensaio fotográfico ao ar livre tem seus dias contados em matéria de incomodo. A fabricante japonesa de lentes Tokina está desenvolvendo um filtro que faz gotas d’água desaparecer da frente da lente.

Trata-se de um revestimento hidrofílico (material que se adapta à água) que dispersa as gotas sobre a superfície, ficando invisíveis para a câmera. Os efeitos irregulares causadas por gotículas são eliminados. Este revestimento permitirá aos fotógrafos que continuem fazendo seus cliques enquanto cai a chuva – ou se acaso algum spray acabar atingindo a lente, por exemplo.

Inicialmente, o revestimento foi aplicado a uma espessura de vidro transparente usada como tela de proteção. Porém, segundo o gerente geral da Tokina, Masatoshi Itoh, se o produto for bem sucedido, a intenção é aplicar o revestimento a outros tipos de filtro.

São necessárias cerca de quatro horas de luz solar para criar a característica hidrofílica na primeira utilização, mas o efeito é mantido por cerca de 48 horas. Quando o revestimento está ativo, o filtro é fácil de limpar, mas um acúmulo de sujeira e poeira podem reduzir a sua eficácia.

O filtro protetor estará disponível em tamanho de 77-127mm, com folhas de 4×4 polegadas e 4×5.65 polegadas. A previsão de lançamento para é abril deste ano e o preço inicial gira em torno de R$ 1350.

Fonte: DPREVIEW

paparazzo

Artigos relacionados