Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Nova câmera mirrorless Lumix G9 é especialmente voltada para profissionais

Black Friday Antecipada

A Panasonic acaba de anunciar o lançamento da nova Lumix G9, primeira câmera mirrorless (sem espelho) da empresa voltada especificamente para fotógrafos profissionais. Engendrada para capturas de alta velocidade em até 20fps, a G9 oferece o mesmo sensor CMOS 3/4 (17.3 x 13 mm) de 20MP da GH5, mas com processamento de imagem ajustado para melhor qualidade de JPEG. A GH5 é uma das câmeras prediletas de videomakers e já foi tida entre as melhores câmeras de 2017.

O refinado sistema de autofoco ‘Depth from Defocus’ oferece 225 pontos selecionáveis ​​e melhorias na velocidade e no rastreamento do assunto. A câmera é capaz de realizar disparos contínuos a 20fps com autofoco contínuo usando obturador eletrônico (9fps com mecânico) e 60fps com autofoco único (12fps com mecânico). O buffer permite que até 50 imagens RAW sejam capturadas em uma única sequência.

A estabilização de imagem da G9 é tão boa quanto qualquer outra câmera de lentes intercambiáveis, capaz de reduzir a agitação em até 6,5 stops. A Panasonic afirma que o sistema oferece esse nível de estabilização mesmo em longas distâncias ao usar lentes não estabilizadas e mantém-se em lentes ainda mais longas com estabilização incorporada, quando pode usar ‘Dual IS 2’.

Em termos de filmagem, a G9 pode capturar vídeo UHD 4K em até 60fps, com uma taxa de bits máxima de 150Mbps. Com a largura total do sensor para todas as resoluções, significa que não há crop e qualidade superior. É possível ainda gravar vídeos em câmera lenta com até 60fps em 4K e 180fps em Full HD. A G9 pode usar suas capacidades de vídeo para capturar stills de 6K e 4K.

A G9 tem um corpo de metal resistente às intempéries e à prova de congelamento até -10ºC. Os controles diretos incluem um dial de modo bloqueável com uma sub-discagem para o modo de unidade, um joystick de seleção AF e um interruptor de função para configurações de troca rápida, semelhante ao encontrado em algumas câmeras Olympus. O visor eletrônico OLED possui uma ampliação máxima de 0,83x equivalente e uma resolução de 3,68 milhões de pontos. O visor LCD de 3 polegadas é totalmente articulado.

A câmera possui dois slots de cartão de memória SD, ambos compatíveis com UHS-II. As portas incluem HDMI, microfone, fone de ouvido, sincronização de flash, USB 3.0 (Micro B) e controle remoto com fio. A alimentação é feita pela mesma bateria DMW-BLF19 da GH5, com autonomia para até 400 disparos. Um modo ‘economizar energia do LVF’ coloca a câmera em suspensão quando o EVF não está sendo usado e amplia a vida útil da bateria em aproximadamente 2.3x.

Enquanto a maioria das câmeras ainda estão usando 802.11b/g/n, a G9 usa o moderno padrão 802.11ac. Usando o aplicativo de imagem da Panasonic, é possível controlar a câmera remotamente, transferir fotos automaticamente e copiar as configurações de uma G9 para outra. O Bluetooth 4.2 LE mantém conexão constante entre a câmera e o smartphone e um aplicativo básico pode ser usado como disparador remoto. A nova Lumix G9 deve chegar ao mercado em janeiro de 2018 por US$ 1.699.

Fonte: DPReview


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] A Panasonic anunciou o lançamento da teleobjetiva prime Leica DG Elmarit 200mm f/2.8 Power OIS. Esta lente pesada, resistente à intempérie e à prova de congelamento, apresenta 15 elementos óticos, dos quais dois são de “dispersão ultra extra-baixa”. A lente tem estabilização de imagem embutida, embora a empresa não cite números CIPA para redução de agitação. A teleobjetiva é compatível com os sistemas Dual IS incorporados na maioria das câmeras modernas mirrorless da Panasonic. […]

Receba as novidades por e-mail