Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia Tecnologia

Nikon está desenvolvendo uma câmera com 4 lentes e sensores

Montagem do PetaPixel
Como montar a pose perfeita

Lembra daquela câmera multi-abertura com 16 lentes e fotos que chegam até 52 megapixels? Parece que a Nikon curtiu essa ideia. A empresa japonesa acabou de patentear sua própria versão que tem 4 lentes e 4 sensores. E de acordo com a patente ela deve mesmo parecer com esta câmera “quatro-olhos” acima.

A câmera L16 da Light.
A câmera L16 da Light.

Trata-se de tecnologia computacional que possibilita fotografar em várias distâncias focais, com a definição da profundidade de campo ficando para a pós-produção. Em julho de 2016, uma empresa chamada Light levantou nada menos que US$ 30 milhões em financiamento para trazer a câmera L16, de 16 lentes e sensores, para o mercado.

Agora a Nikon teve sua patente registrada, pedido que foi solicitado em abril de 2013. A apresentação mostra uma pequena câmera compacta que possui 4 lentes dispostas em um quadrado no meio da face frontal.

iphoto-camera-nikon-com-4-lentes (3)

Os 4 grupos diferentes de lentes no interior do corpo da câmara dobram a luz a partir de cada uma das lentes, dirigindo-as para os sensores que se encontram nos lados do corpo. Ao colocar os sensores nos lados da câmara ao invés da parte de trás, a Nikon será capaz de criar um corpo de câmara muito mais fino do que das câmeras compactas tradicionais.

iphoto-camera-nikon-com-4-lentes (4)

Ao combinar as imagens captadas pelos quatro sensores pequenos, a câmera pode atingir mesmo o desempenho de um único sensor grande. Outras vantagens das câmeras computacionais incluem desempenho superior em pouca luz e a capacidade de escolher o foco de suas fotos também na pós-produção. A Nikon não deu declarações sobre quando a câmera poderia entrar no mercado ou qualquer outra informação.

Fonte: Petapixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail