Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Melhor câmera de 2017? Panasonic lança GH5 e alvoroça mercado de vídeo

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-2
Livro - Sem Medo do Flash

Ok, é muito cedo para responder a pergunta desse título, pois 2017 só tinha 4 dias quando a nova câmera mirrorless Panasonic Lumix GH5 foi lançada. Porém, faço aqui uma aposta: ela vai estar sim na lista de melhores do ano em dezembro. Lançada durante a feira de tecnologia CES 2017, a câmera traz características especialmente impactantes para o mercado de audiovisual. Aliás, o setor de audiovisual está em alvoroço desde o lançamento da GH5 – só se fala nela essa semana.

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-5

Sendo a sequência da já muito amada Panasonic GH4, a primeira câmera mirrorless do mercado a trazer a tecnologia 4K, a GH5 é capaz de gravar 4K (sem crop) a 60p/50p com alta precisão e estabilização graças às seus 5 eixos de estabilização Dual IS 2.

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-4

A GH5 também traz ferramentas internas para a captura de video, como monitoramentos waveform e vectorscope, suporte opcional V-LogL, entre outros. A GH5 traz a nova opção 6K PHOTO, o que possibilita você retirar do vídeo uma fotografia com cerca de 18 megaíxels. Conta com microfone estéreo embutido e saída de áudio mono, além de uma porta para microfone externo.

A Panasonic GH5 traz um sensor Four Thirds (17.3 x 13 mm) Live MOS de 20.3 megapixels e usa padrão 10 bits nas capturas. Isso dá aos fotógrafos e videomakers maior gama de opções na correção de cor e aplicação de filtros durante a pós-produção. Características simples, mas sempre muito úteis são as duas entradas para cartão SD. As opções de conectividade são as populares Wi-fi, Bluetooth e NFC.

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-3

A tela LCD touchscreen de 3.2 polegadas e 1.62 milhões de pixels promete ser “free angle”, ou seja, pode ser girada da forma que for necessária, sem travar em nenhum ponto. O visor é um EVF (eletronic viewfinder) com cobertura de 100% e resolução altíssima de 3.68 milhões de pontos (quase 1 milhão de pontos a mais que a GH4).

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-6

A bateria promete 410 fotos por carga e o corpo robusto da câmera, feito de liga de magnésio, é a prova d’água e poeira. Apesar de ser uma mirrorless, ela tem o design estilo SLR – uma tendência atual do mercado que faz câmera que poderiam ser bem menores se tornarem grandes por questões estéticas e de ergonomia.

iphoto-panasonic-gh5-mirrorless-camera-1

O atualizado sistema de autofoco “Depth from Defocus AF” promete um melhor rastreamento do foco, com tempos de foco de até 0,05 segundos e até 9fps com AF contínuo ativado – são 225 pontos de foco. O ISO vai de 100 até 25.600 e tem baixíssimo ruído graças ao novo processador Venus Engine, que além da redução de ruído melhorada também tem qualidade superior na resolução e processamento de cores. Veja um teste de ISO feito pelo canal Neumannfilms:

A câmera chega ao mercado em março e, obviamente, não vai custar baratinho: serão US$ 2 mil (mais de seis mil reais) apenas pelo corpo; as lentes, que tem montagem Micro-Fourt Thirds, devem ser compradas separadamente.

Semana da Fotografia 2017
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail