Equipamentos de fotografia Lentes

Leica ressuscita lente fotográfica de 1935

Black Friday Antecipada

A Leica anunciou que vai trazer de volta a Thambar-M 90 f/2.2, uma lente de retrato de 1935 que é famosa por sua aberração esférica excepcional que cria imagens extremamente suaves. A nova Thambar-M será uma reprodução precisa da lente original, porém na montagem M em vez da montagem L de rosca.

A lente apresenta quatro elementos dispostos em três grupos e um diafragma de 20 lâminas. Sua suavidade ocorre através de aberrações esféricas não corrigidas, que são mais óbvias quando a lente é usada de uma forma muito aberta e que pode ser enfatizada através do uso de um filtro pontual central incluído que impede que a luz axial passe.

Sem o filtro central, a lente ainda é suave, mas fica mais nítida à medida que a abertura é fechada e a aberração diminui. O barril da Thambar tem marcas de abertura dupla que mostram em branco os valores de abertura reduzida quando o filtro pontual é usado, assim como a gama de aberturas recomendadas que podem ser usadas com o filtro no lugar.

Fabricada originalmente em uma tiragem de 3 mil unidades em 1935, esta nova versão estará amplamente disponível a partir de meados de novembro deste ano e custará £ 5.095. Para mais informações, consulte o site da Leica: www.leica-camera.com. Veja abaixo algumas fotos feitas com a nova lente:

Fonte: DPReview


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail