Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

Fotógrafo usa lente russa de 50 anos em câmera atual; o resultado é incrível

Foto: Manny Ortiz
Black Friday Antecipada

Os adaptadores de lentes antigas trouxeram um novo mundo às câmeras modernas. Para aqueles que se arriscam a experimentar, são presenteados com fotografias e retratos de aspectos muito diferentes aos quais estamos acostumados com nossas lentes super potentes de autofoco ultrarrápido com zilhões de tecnologias de revestimento.

iphoto-lente-russa-de-50-anos-em-camera-atual-3

Foi o que fez o fotógrafo Manny Ortiz. Ele pegou uma lente russa com mais de 50 anos e adaptou em sua Sony A7RII. Daí há quem possa comentar: “ah, mas qualquer coisa fica boa numa Sony A7RII”. Veja bem, estamos falando aqui das características de uma lente muito (muito!) antiga. A câmera é apenas um suporte para tal. Trata-se da objetiva Helios 44-2, com distância focal de 58mm e f/2.

A linha Helios 44 iniciou em 1958, sendo inicialmente uma cópia da Carl Zeiss Biotar 58mm f/2 e era produzida pela KMZ para a montage M42. Quando você ver o resultado que pode ser alcançado por esta lente será fácil de entender por que ela se torna rapidamente uma das favoritas para alguém.

“A maravilha sobre essas velhas lentes soviéticas, e particularmente a 44-2, é que o controle de qualidade não era muito grande”, explica John Aldred do DIY Photography, fonte desta matéria.

iphoto-lente-russa-de-50-anos-em-camera-atual-2
Foto: Manny Ortiz
iphoto-lente-russa-de-50-anos-em-camera-atual-4
Foto: Manny Ortiz

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

7 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Desculpe mas nao é novidade. Os fotógrafos ja usam lentes manuais vintage (com adaptadores) há um bom tempo. Existe um comercio vivo e atuante na area. Eu possuo umas 4 lentes manuais. Inclusive uma Helios. O fotografo Felipe Saldanha de Belo Horizonte , usa 90% de lentes manuais no seu trabalho.

    • Não é novidade na fotografia, com certeza, até porque aqui mesmo no iPhoto Channel já escrevemos há anos sobre diferentes experimentos com lentes antigas, de diferentes fotógrafos.

      Mas será novidade para muita gente, pois sempre haverá alguém começando 🙂
      Essa é a beleza da fotografia, há sempre espaço para mais um.

  • …”Daí há quem possa comentar: “ah, mas qualquer coisa fica boa numa Sony A7RII”. Veja bem, estamos falando aqui das características de uma lente muito (muito!) antiga. A câmera é apenas um suporte para tal.”…

    Não acredito que li isso em um site que trata de assuntos relacionados.

    …”A câmera é apenas um suporte para tal.”…

    Se o resultado é incrível a câmera não participou “ativamente” nisso?

    É a mesma história que alguns falam repetidas vezes….”não é o equipamento que faz o fotografo”…”quem sabe o que está fazendo o faz mesmo com uma equipamento amador”……balela!!!! Mentira!!!

    Já imaginou um fotografo que cobre assuntos relacionados a F1 com uma Canon t5 e lente do kit? tem comparação ???????????????????

    Fotografo de vida selvagem com uma Nikon D40 + lente do kit faria essa imagem abaixo????
    http://www.markfingar.com//photogallery/HummersII/HB5.jpg

    Lente utilizada:
    http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/5125B003AA/ef-600mm-f-4l-is-ii-usm

    Não adiante o talento, se não tiver o equipamento ideal não funciona, imagine o piloto Sebastian Vettel da F1 correndo com uma pickup! Talento ele tem, pilota muito bem, é esforçado, ultrapassa os limites facilmente…..mas de pickup vai conseguir algo na F1?

    Um fotografo cobrindo um casamento, ele vai utilizar as lentes abaixo para fazer as fotos:
    1 – 10 f/2.8, 35 f/1.4, 85 f/1.4, 100 f/2.8 e 70-200 f/2.8
    2 – 18-55 f/3.5-5.6

    As fotos do kit 2 serão iguais?

    • É justamente a lente que importa nesse caso, Renato.
      Achei confuso você comparar a Helios 44-2 com uma 18-55…
      E concordo com você que cada assunto fotografado precisa de um tipo de lente.

      Aqui estamos falando de retrato, que ele pode fazer com tempo, com possibilidade de ajustar o foco em manual.
      As características óticas como aquele bokeh distorcido é só da lente. Conheço inúmeros fotógrafos que hoje utilizam lentes antigas com características únicas em câmeras digitais graças ao focus peaking (nativo em Sony e utilizável em Canon com o Magic Lantern).

      Não é, nem de perto, um equipamento para fotografar esporte. De fato, esportes precisam de equipamentos que possibilitem alta velocidade, autofoco preciso, ISO de bom rendimento, etc.
      Enfim.

      Convido você para dar uma olhada neste vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=hk5IMmEDWH4

      Abraço e boa semana!
      Ruca

      • Oi Ruca.

        O texto escrito por mim adveio da frase contida no texto escrito acima e publicado da seguinte maneira “a câmera não foi apenas um suporte para tal””

        Não é confuso não, eu comparei “a câmera” devido ao texto ter frisado …”A câmera é apenas um suporte para tal”, não fiz comparação a lente do kit versus a lente helios.

        Concordo que a lente tenha uma espécie de “personalidade” que é comprovada nas fotos obtidas através dela, mas tais resultados seriam diferentes se fossem obtidos por meio, não de uma Sony Alpha a7R II e sim uma câmera qualquer de entrada.

        Concluo, em minha opinião, que “a câmera não foi apenas um suporte para tal”, tendo em visa que o apresentado no texto foi o resultado final, ou seja, as imagens obtidas que mostraram toda a personalidade da lente que “foram capturadas” por uma câmera excelente, sendo assim, deixou-se de lado a expressão “A câmera é apenas um suporte para tal” pois contribuiu fortemente para o resultado.

        Lhe rendo minhas mais altas estimas.

Receba as novidades por e-mail