Equipamentos de fotografia Lentes

Empresa pretende ressuscitar a lendária lente Zeiss Biotar 75mm f/1.5

Black Friday Antecipada

Fabricada pela Carl Zeiss Jena nas décadas de 1940 e 50, a lente Biotar 75mm f/1.5 é conhecida por seus belos padrões de bokeh em grandes aberturas, mas também por sua raridade. Muitos exemplares originais foram feitos na Alemanha Oriental após a Segunda Guerra Mundial, com uma tiragem bastante restrita.

Com o objetivo de recriar esta lendária lente do século passado, a empresa por trás da fabricante de lentes Meyer Optik Goerlitz lançou uma nova marca chamada Oprema Jena (em homenagem ao local de fabricação da lente original) e criou uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter.

A lente está sendo projetada pelo Dr. Prenzel, que trabalha com a Meyer Optik em suas lentes reinventadas e por Andre de Winter, um ex-engenheiro da Leica. Toda a fabricação será feita no Japão pela Tokina, de modo que esta nova linha não interfira com a produção das lentes Meyer.

O objetivo da empresa é “manter as características exatas da Biotar, melhorando cuidadosamente os aspectos mecânicos e tornando compatível com as câmeras modernas“. Graças às novas tecnologias de lentes, a Oprema Jena espera evitar algumas desvantagens da lente clássica sem sacrificar suas vantagens.

Até o momento, a campanha de financiamento já superou a meta de US$ 75 mil em quase 5 vezes. A lente está disponível para Canon, Nikon, Sony-E, Leica-M, Fuji X, Pentax K, M42 e pode ser adquirida a partir de US$ 950 através do Kickstarter. Veja abaixo algumas fotos tiradas com a Oprema Jena Biotar 75mm f/1.5:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail