Canon registra patente de leitor de impressão digital para câmeras e lentes

Atualmente, o leitor de impressão digital tem sido utilizado em muitos smartphones e computadores para identificação e desbloqueio dos aparelhos. Mas isto seria útil também em equipamentos fotográficos? A Canon parece apostar que sim.

Recentemente, a empresa japonesa registrou uma patente que mostra como um sensor de impressão digital pode ser implementado em suas câmeras e lentes para proteger suas imagens e tornar os equipamentos menos tentadoras para os ladrões.

Além do bloqueio de segurança, o leitor de impressão digital pode ser usado para personalizar a câmera para vários usuários. Então, quando uma pessoa que tenha acesso ao mesmo equipamento pegar a DSLR, ela seria imediatamente ajustada para as configurações personalizadas daquele usuário.

O sistema deve permitir a personalização de algumas funções da câmera, utilizando diferentes dedos para controlar a focagem automática e estabilização da imagem mais simplesmente, escaneando o dedo enquanto dispara.

A ideia parece positivamente futurista quando aplicada às câmeras, mas tal como acontece com todas as patentes, não podemos ter certeza quando (ou se) esse recurso será realmente aplicado. O recurso tem dividido opiniões entre os usuários da marca. E você, o que acha?

Artigos relacionados