Câmeras, lentes e iluminação Equipamentos de fotografia

5 razões para usar a lente 50mm

Fotografia de gestantes em estúdio

A lente 50mm, popular cinquentinha, está tanto no coração quanto na bagagem de vários fotógrafos. E montada na câmera de muitos outros agora mesmo. Porém, para quem está começando e ainda tem dúvida, trazemos aqui 5 motivos para usar esta lente, listados pelo DigitalRev com o vídeo original abaixo. Veja:

1. É leve

As lentes 50mm são leves, o que ajuda muito dependendo da quantidade de tempo que você vai estar com a câmera na mão. Mesmo comparada a outras lentes fixas, ela ainda consegue ser mais leve. Por exemplo, a 50mm f/1.4 da Nikon tem 278g, enquanto na mesma marca a 85mm pesa 595g e a 35mm pesa 600g. É bastante diferença.

iphoto-5-razoes-para-usar-a-lente-50mm-4

2. Faz você pensar

Com uma lente fixa você passa mais tempo pensando no que há no quadro, sobre a composição e a forma que você vai capturar a cena. A lente de 50mm é uma lente fixa (sem zoom), ou seja, se você quiser aproximar ou afastar uma imagem vai precisar andar; você mesmo faz o movimento. “Você nunca usa o zoom, você usa seu pé”, brinca o apresentador Kay. Além disso, a 50mm é bem parecida com aquilo que vemos com nossos olhos na questão de proximidade e escala das imagens – porém nossos olhos veem num ângulo muito mais aberto, cerca de 22mm.

3. O aspecto certo

“O ponto é que a distância focal de 50mm parece ter o aspecto certo. Numa forma que é difícil de explicar, mas a lene de 35mm captura informação demais”, diz Kay. “Às vezes mais informação em um frame não é necessário”. Apesar de a 35mm parecer a lente certa, por exemplo, para fotografia de rua, o apresentador argumenta que tudo fotografado em 50mm traz uma aparência melhor à imagem.

iphoto-5-razoes-para-usar-a-lente-50mm-3

4. Versátil

Você pode usá-la em diversas situações ou lugares, pois ela combina com muitos tipos de fotografia. “Não muito aberta, não muito longa. Você pode usar para paisagens ou retratos”, diz Kay. Para ele, se você precisasse levar apenas uma lente por aí, a 50mm seria a lente certa.

5. Bokeh

A 50mm cria um bokeh agradável, ou seja, um fundo desfocado muito bonito. Você pode até mesmo fotografar alguém de perto, mais ou menos um metro de distância, e ainda assim conseguir um fundo com um bom desfoque caso esteja com uma grande abertura (ex: f/1.4, f/1.8).

iphoto-5-razoes-para-usar-a-lente-50mm-5

6. BÔNUS

Preço! A lente 50mm costuma ser a mais barata (ou uma das) de toda a linha de lentes de várias marcas.

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

5 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • No caso da Rolleiflex a lente de 50 mm é uma grande angular, posto que o formato é maior, 6×6 cm, e nas câmeras de sensor APSC a 50mm será uma meia tele, posto que conceito de lente “normal” é a lente que tem distancia focal igual a diagonal do formato. A 50mm só é uma normal quando usada em uma câmera cujo o formato do sensor ou janela do filme messam 24x36mm.

  • Lente refere-se a um elemento; ex: lente de óculos, lente de aumento etc.
    Um conjunto de lentes formam uma OBJETIVA. O termo objetiva é mais apropriado para artigos que serão lidos por profissionais. E também para informar aos iniciantes.

    • Os dois termos são usados como sinônimos, Clovis.
      Um profissional que procurar um equipamento para vender na internet dificilmente vai achar se escrever “objetiva”.
      Já lente…

  • De todas as 5 razões para se usar a 50 mm, nenhuma delas faz uma alusão à uma justificativa técnica que seja, pelo menos, decente. Vou aqui, abreviar 5 simples razões para você não usar a 50 mm:

    1 – A percepção, por estar muito próxima da humana, torna-se extremamente difícil, em especial para quem está começando, abordar uma imagem de forma diferenciada, que não seja uma percepção coletiva;

    2 – O fato de a objetiva ser fixa, exige do fotógrafo, em situações de variação de ângulos, ter que se movimentar e isso em algumas situações não só pode ser inconveniente quanto trabalhoso e difícil;

    3 – Ela não combina com muitas fotografias exatamente porque propõe uma abordagem angular relativamente previsível;

    4 – Ela com certeza vai lhe deixar engessado quando não houver tempo para se locomover lhe forçando perder a cena;

    5 – Por se tratar de uma objetiva fixa, assim que o fotógrafo constatar que precisa mudá-la para uma zoom, se estiver em um evento, por exemplo, vai estar aumentando potencialmente as chances de se sujar o sensor da câmera;

    6 – Como estamos falando de uma objetiva fixa e de distancia focal relativamente curta, sua tendência é promover uma profundidade de campo maior (ao contrário do que o nosso amigo aí em cima fala). A profundidade só seja pequena promovendo os chamados “bokeh” se for empregada muito próximo do objeto;

    7 – Também vale ressaltar que ela, a 50 mm, não é indicada para retratos visto que o fotógrafo terá que ficar muito próximo do modelo incorrendo na possibilidade de inibi-lo ou algo parecido.

    Resumindo
    Quem usa a 50 mm é completamente desenformado e vítima de uma moda criada proveniente de uma série de pessoas de pouco conhecimento técnico. O uso da 50 mm, se dá por exemplo, quando temos um fotógrafo botânico que precisa investir em situações recorrentes e, desde que, essa lente seja micro. Via de regra, as objetivas fixas se aplicam para situações específicas nas quais a distância objeto praticamente são as mesmas – quando não se repetem – aí sim, temos uma boa justificativa para o usa da famigerada 50 mm que nos tempos da câmeras mecânicas, era a primeira a ser descartada pela maioria. Espero ter colaborado de alguma forma!

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail