Edição

Aprenda a diferença entre vibração e saturação no Photoshop

Foto: Jesús Ramirez
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Para o olho não treinado, a diferença entre os controles deslizantes de vibração e saturação do Photoshop não é imediatamente óbvia. Jesús Ramirez do Photoshop Training Channel explica a sutil diferença entre estas duas ferramentas em um vídeo de 5 minutos:

Como demonstra Ramirez, ambas as ferramentas funcionam para aumentar ou diminuir a intensidade das cores em uma foto, mas afetam a imagem geral de maneiras diferentes. Além disso, o controle deslizante de saturação no painel Hue/Saturation se comporta de forma diferente do controle deslizante de saturação no painel Vibrance.

A imagem original sem saturação ou vibração

O controle deslizante de saturação geralmente é mais agressivo do que o controle deslizante de vibração, pois afeta todas as cores da imagem, independentemente de quão saturadas já estejam. Ao usar o painel Hue/Saturation, isso é ainda mais óbvio: pressionando o controle deslizante para 100 o resultado não é agradável. O controle deslizante de saturação no painel Vibrance tem um efeito mais sutil, mas ainda afeta todas as cores na imagem.

Saturação total

O controle deslizante de vibração, por outro lado, afeta somente cores silenciadas e deixa tons de pele e cores já saturadas inalterados. Isso cria uma imagem muito mais natural.

Vibração total

Se você quiser aumentar as cores silenciadas e os tons de pele em uma imagem, você pode fazer malabarismos com os dois controles deslizantes até conseguir o aspecto que você está procurando.

Saturação e vibração aplicados para aumentar os tons de pele, vermelhos e na imagem em geral

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!